Um inquérito apura a situação em que 12 cães estavam submetidos em uma casa no bairro Pousada da Neve, em Nova Petrópolis. Uma equipe da Delegacia de Polícia Civil do município e funcionários da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente cumpriram mandado judicial de busca e apreensão dos animais na última sexta-feira.
O caso foi denunciado à polícia, que iniciou uma investigação e obteve a ordem judicial para resgatar os animais. Além dos cães em situação de maus-tratos, no local foram encontradas ossadas em avançado estado de decomposição, provavelmente, de cachorros mortos.
O material encontrado foi recolhido para ser analisado em laboratório. Fotos feitas pela polícia mostram que os animais apreendidos estavam em visível debilidade. Eles foram encaminhados para tratamento veterinário e ficarão em abrigo temporário, durante o andamento do processo. São 11 cães da raça Galgo – sete adultos e cinco filhotes – e um da raça Buldogue Campeiro.
O proprietário do imóvel onde estavam os cachorros, não estava no local. Segundo o delegado Caio Márcio Fernandes, que comandou a ação, ele será intimado a prestar esclarecimentos.
Desde 29 de setembro deste ano, as penas para casos comprovados de maus-tratos contra cães e gatos no país foram aumentadas por meio da promulgação da Lei Sansão, e podem chegar a ser de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais.
– Alguns dos cães estavam inclusive com dificuldade de caminhar face ao estado de debilidade. Também nos chocou encontrar ossadas de cães dentro de uma das casinhas – declarou o delegado.
Em Nova Petrópolis, denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas no setor de Fiscalização Ambiental da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Os dados do denunciante são mantidos em sigilo.