Uma chuva intensa de granizo atingiu pelos menos duas cidades da Serra na manhã deste sábado (3): São Marcos e Cambará do Sul. Em São Marcos o fenômeno foi registrado por volta das 6h30min. De acordo com os bombeiros, a precipitação durou cerca de 15 minutos. Não houve chamado devido a estragos em função da chuva. Ainda segundo os bombeiros, as pedras eram pequenas, mas a chuva foi intensa.
Confira o vídeo
Na região dos Campos de Cima da Serra, em Cambará do Sul, a chuva de granizo atingiu a área central da cidade por volta das 8h30min. A presidente da Associação dos Empreendedores Turísticos de Cambará do Sul (Aeturcs), Kelly Fonseca, conta que foi uma chuva intensa:
— O barulho foi ensurdecedor e as pedras passaram pelas frestas, entres as telhas da minha casa e caíram na mesa, no chão. Era um barulhão, foram muitas pedras. Todas as ruas estão cobertas de branco, parece neve. Ficamos sem energia elétrica também.
De acordo com a Defesa Civil de Cambará do Sul não há danos aparentes em residências ou prédios públicos e privados da cidade. A energia elétrica também foi restabelecida ao longo da manhã.
Em Carlos Barbosa, uma árvore foi removida da pista em uma estrada rural em Linha Santa Clara. Não há relatos de granizo. Em Caxias do Sul teve registro de chuva forte, ventos e queda de raios no começo da manhã. No entanto, não há chamados para os bombeiros.
O dia segue com instabilidade no clima na região. De acordo com a Somar Meteorologia, ainda há previsão de queda de granizo em boa parte do Rio Grande do Sul ao longo do final de semana. Na Serra, há possibilidade de o fenômeno se repetir neste domingo (4).
Já na madrugada e durante a manhã de segunda-feira (5) há risco de queda de raios na região. Isso ocorre porque um sistema de baixa pressão atmosférica se forma sobre o Rio Grande do Sul e mantém as condições para pancadas de chuva em grande parte do estado. Rajadas de vento que variam de moderada à forte intensidade também são esperadas.
As temperaturas vão seguir baixas até terça-feira (6).