Representantes de 14 escolas da rede estadual de Caxias do Sul manifestam-se contrários à retomada das aulas presenciais durante a pandemia, que tem cronograma previsto para iniciar no dia 28, com aulas ao Ensino Médio. Na sexta-feira (9), eles assinaram uma carta onde afirmam que as escolas não estão preparadas para receber estudantes e trabalhadores neste momento, algo que, segundo eles, representaria alto risco para toda comunidade escolar.
— Nós somos contra o retorno presencial neste momento, é algo que a pandemia não permite. Temos que ter toda responsabilidade, pensando na saúde das pessoas envolvidas: trabalhadores das escolas, alunos e todos os seus familiares. Sem ter uma vacina em massa, não temos como retornar e provocar aglomerações nas escolas. Não temos como seguir todos os protocolos, por falta de verba, de recursos humanos e por uma série de outros fatores que nos impedem de retornar neste momento — afirma o professor Antônio José Staudt, que assinou a manifestação como diretor da escola Professor Clauri Alves Flores, do Vila Ipê, na qual 400 estudantes estão matriculados.
Na carta, os representantes das escolas afirmam que "por maior que tenha sido o nosso esforço em adquirir materiais e EPIs necessários, por melhor que tenhamos produzido o termo de contingenciamento de cada escola e o façamos ser cumprido, não é viável ou justo que nós Diretores, que não somos técnicos em saúde, sejamos responsabilizados por um insucesso, bem possível de acontecer, no controle desta doença que ainda é uma incógnita para o mundo inteiro".
Além de sensibilizar a comunidade escolar, as escolas se organizam para buscar alternativas junto à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e à prefeitura de Caxias do Sul, em relação ao cronograma. Em uma ação com o 1º Núcleo Cpers-Sindicato, mais de três mil assinaturas já foram coletadas em abaixo assinado contrário à retomada presencial no dia 28. O grupo também organiza uma ação de conscientização que deve ocorrer nesta quinta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor.
Procurada pela reportagem, a 4ª CRE preferiu não se manifestar antes de receber o documento e disse que, a princípio, o cronograma estadual segue mantido para o Ensino Médio, que conta com 29 escolas da rede estadual em Caxias do Sul. Os demais níveis de ensino não têm previsão de retorno.
Assinam a carta as seguintes escolas:
Cavalheiro Aristides Germani
Irmão José Otão
Galópolis
Imigrante
Ivanyr Euclinia Marchioro
João Triches
Maria Araci Trinity Rojas
Melvin Jones
Professor Apolinário Alves
Professor Clauri Alves Flores
Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis
Rachel Calliari Grazziotin
Santa Catarina
São Caetano