O número de casos ativos de covid-19 voltou a subir em Caxias do Sul. No início do mês, eram 472 pessoas com o vírus ativo; quinze dias depois, já são 914 tratamento. Conforme a prefeitura de Caxias, o descumprimento das medidas de segurança para o enfrentamento da pandemia está entre os principais fatores para o crescimento dos casos.
Por isso, a administração municipal irá intensificar as fiscalizações para combater as aglomerações e outras discordâncias nos decretos municipais e estaduais. Na noite desta sexta-feira (16) e madrugada de sábado, por exemplo, dois estabelecimentos da cidade foram interditados durante ação da Fiscalização da Secretaria do Urbanismo por não cumprirem as regras.
Os locais interditados são um restaurante e um bar e foram fechados em virtude de aglomerações. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, todas as mesas estavam ocupadas e não havia distanciamento mínimo exigido entre elas no momento da fiscalização. Além disso, o horário de funcionamento não foi respeitado — o decreto municipal não permite atendimento após as 23h.
Dos estabelecimentos que receberam auto de infração, um fica na Avenida São Leopoldo. Nele, as mesas estavam todas ocupadas, as pistas de boliche estavam sendo usadas sem alternância e havia aglomeração na entrada. O outro fica na Rua Jacob Luchesi e também estava com todas as mesas ocupadas. Havia aglomeração na entrada, músicos e uso da calçada.
A ação dispersou ainda cerca de 60 pessoas que estavam na Lagoa do Rizzo.