Após 101 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, por causa de complicações pela covid-19, Alvino Raimundo Borges, 61 anos, recebeu alta da terapia intensiva no final da manhã de terça-feira (13).
Leia mais
Caxienses contam como encaram o novo normal em casa ou na rua em meio à pandemia
Casa de repouso de Gramado está livre do surto de coronavírus
Primeiro paciente a passar por transfusão de plasma convalescente recebe alta hospitalar em Caxias
A transferência do paciente para um leito clínico foi acompanhada de uma homenagem dos profissionais da saúde que, com placas nas mãos, contavam um pouco dos desafios que ele precisou vencer. Após, Borges foi recebido com aplausos no corredor do hospital durante a sua saída da UTI.
Internado no dia do seu aniversário, em 4 de julho, Alvino passou por uma série de complicações, incluindo o comprometimento de mais de 50% da capacidade pulmonar. Além das limitações físicas provocadas pela doença, o idoso passou 90 dos 101 dias intubado na UTI e precisou enfrentar os efeitos psicológicos causados pelo período prolongado de internação.
Para a recuperação, o paciente contou com o apoio de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e nutricionistas do Hospital Tacchini. Além dos profissionais da saúde, o filho Lucas Borges conta que a família transmitia forças por meio de videochamadas.
— Todo dia, mesmo em coma, ele ouvia a nossa voz e chorava mesmo desacordado. Passou por muitas complicações durante esse período, mas ele foi muito forte e Deus muito generoso com ele e com nós — relata Lucas.
Mesmo com o pai debilitado e ainda em tratamento, Lucas tem um sentimento de gratidão por mais uma etapa vencida no tratamento da covid-19. Segundo ele, agora é necessário mais um pouco de paciência e força para Alvino receber alta do hospital e ser liberado para casa.
— Muita gratidão, primeiramente a Deus por colocar uma equipe qualificada e super competente para cuidar do meu pai e gratidão a cada um que se empenhou em cuidar dele. Meu pai reviveu — descreve, emocionado.