As propostas que serão votadas neste ano pelos moradores da Serra gaúcha foram definidas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da região após decisão do grupo na última segunda-feira (28). A Consulta Popular 2020 será focada em três projetos: apoio a agricultura familiar; apoio ao setor industrial para desenvolvimento de produtos com uso de grafeno e implantação do Observatório de Turismo da Serra. Entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro, a população poderá eleger dois dos três itens por meio de votação virtual. São 32 municípios da região convidados a participar do processo.
Os dois setores eleitos irão receber uma quantia de R$ 628 mil que será paga em duas partes, em 2021 e 2022, segundo informações da presidente do Corede Serra, Monica Mattia. Para todo o Estado, o valor previsto é de R$ 20 milhões.
— Convidamos todos os cidadãos, trabalhadores, profissionais liberais e setor empresarial a participar da Consulta Popular escolhendo um dos projetos. Para ser eleito, o projeto precisa ter no mínimo 1% do número total de votos da região — explica Monica.
Para participar é necessário entrar no site da Consulta Popular e digitar o número do título eleitoral antes de clicar no projeto escolhido.
Desde 2019, o governo Eduardo Leite retirou itens de saúde, segurança e educação por considerar que os setores são obrigação constitucional do Estado. A consulta, desta forma, tem como base os setores produtivos, que geram emprego e renda.
Até o dia 6 de outubro os Coredes realizam assembleia online. De 8 a 12 de outubro haverá a homologação dos projetos definidos das cédulas de votação para que a consulta seja aberta à população em 26 de outubro. Os 32 municípios da região englobam Caxias, Bento e Farroupilha, os três maiores.