O setores de Fiscalização Ambiental e Vigilância Sanitária da prefeitura de Nova Petrópolis buscam identificar a pessoa ou empresa responsável pelo descarte de 7,3 quilos de material contaminado às margens da BR-116, no km 181, próximo ao acesso do Ninho das Águias. As seringas, material dentário, linhas cirúrgicas, restos de material biológico e frascos de remédios e vacinas, foram encontrados após denúncia, no dia 1º de setembro.
De acordo com a fiscal ambiental Cássia Hoffmann, as equipes buscam uma suspeita para, depois, serem tomadas as medidas administrativas e registro na Delegacia de Polícia.
— Não temos como afirmar nada por enquanto, pois pode ter sido uma clínica de vacinação, um local de atendimento odontológico ou mesmo alguém que estaria fazendo o transbordo deste material mas descartou na beira da estrada. Também não sabemos se foi daqui do município ou alguém de outra cidade — afirma a fiscal.
Segundo ela, no dia da inspeção, o material parecia ter sido descartado há pouco tempo, com alguns itens dentro de caixas, sacolas e outros, ainda, espalhados pelo solo.
— Nunca havia presenciado uma situação dessas. É preocupante porque, ambientalmente falando, a principal contaminação é a do solo. Dependendo do resíduo, pode deixar o terreno infértil, infiltrar e contaminar a água que nós mesmos consumimos. É uma questão de saúde pública — destaca Cássia.
Segundo a prefeitura, depositar resíduos de forma inadequada e em local não licenciado para este fim é infração ambiental prevista em lei e pode gerar multa a partir de R$ 5 mil.
Trecho foi identificado como ponto de descarte
A inspeção realizada no local, às margens da rodovia, também localizou resíduos domésticos, da construção civil, pneus e equipamentos de refrigeração. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Nova Petrópolis irá proceder com a limpeza da área e destinação correta do material.
A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis ressalta que, despejar resíduos em local não licenciado para este fim é infração ambiental e rende multa, embargo e paralisação das atividades aos infratores. O descarte irregular de lixo doméstico no município pode gerar multa de R$ 446,77. Outras infrações, como colocar móveis ou qualquer objeto ou mercadoria nos logradouros públicos, também podem acarretar em multa no mesmo valor.
— Já tivemos situações nas quais os responsáveis foram identificados e penalizados. Infelizmente é comum o descarte incorreto. Muitos pensam que podem largar em qualquer lugar e não vai acontecer nada, que "um pouco" não vai prejudicar o meio ambiente. Mas, se somarmos um pouco de cada um, o montante final acaba sendo enorme — avalia a fiscal.
:: A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Nova Petrópolis realiza o recolhimento de móveis e outros materiais do tipo por meio de agendamento pelo telefone (54) 3281.1559.
:: Denúncias sobre descarte irregular de resíduos podem ser realizadas à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou à Vigilância Sanitária. Mais informações pelos fones (54) 3281.8409 e/ou (54) 3298.2664.