O acesso em parques é permitido durante a semana em Caxias do Sul. Sábados e domingos, é proibida a movimentação social nos locais. Regramento, entretanto, que continua a não ser respeitado pelos caxienses. No início da tarde deste domingo (13), o Pioneiro visitou o Parque dos Macaquinhos e o Jardim Botânico, dois dos mais frequentados espaços ao ar livre da cidade e, embora os grupos ali presentes respeitassem distanciamento seguro com "estranhos" e vestissem máscaras, o comportamento descumpre a legislação prevista em decreto municipal.
Por volta das 15h, mais de 40 veículos estavam estacionados próximo ao acesso do Jardim Botânico e, com o portão fechado, famílias e grupos de amigos acessavam o local por uma passagem clandestina, quase junto à entrada. Em nenhum momento, observou-se sinal de fiscalização.
- Estamos fazendo vistoria, mas é uma caça de gato e rato. Se retiramos pessoas de um lugar, no mesmo dia encontramos em outro - comenta o secretário de Urbanismo de Caxias, João Uez, que garante que a fiscalização continua a ser realizada.
Uez ressalta que compreende a situação das pessoas, que só querem sair de casa para aliviar o confinamento de mais de seis meses:
- A gente entende, mas o momento ainda não é apropriado, pois os números sobem, os óbitos têm aumentado. Até as pessoas não terem consciência 100% de que o vírus está na comunidade, fica difícil. Se não liberando já há um número expressivo de pessoas que buscam esses locais, se liberarmos imagina o que vira.
Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, a fiscalização da Secretaria do Urbanismo fechou três estabelecimentos por descumprimento do decreto municipal. Ao todo, 11 locais foram vistoriados e mais de 200 pessoas abordadas e orientadas. Entre as quais, nove foram notificadas por não usarem máscara.