A pedido do Pioneiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez o levantamento de quantos servidores das unidade básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul estão com covid-19. Conforme a prefeitura, atualmente, 38 profissionais estão afastados em decorrência da doença, o que equivale a um percentual de 3,9% dos 971 do quadro. Os servidores que contraíram o novo coronavírus atuam em 20 das 50 UBSs do município. Ou seja, 40% das unidades têm servidores infectados.
Leia mais:
Acompanhe os casos confirmados na Serra
A UBS São Caetano é a que tem o maior número de infectados neste momento, com oito casos positivos. Um servidor, que prefere não ser identificado por medo de represálias, comentou que além dos oito confirmados têm mais cinco afastados esperando resultado de exame e que o restante da equipe que ficou trabalhando na UBS fez o teste rápido, sorológico. Disse ainda que a unidade não passou por desinfecção.
– Estão todos preocupados porque estamos em poucos funcionários, e o movimento está grande a espera por atendimento também. E preocupado porque nem sabemos se estamos ou não estamos (com o vírus).
Em função dos casos, as salas de vacinas e de procedimentos estão fechadas. Os usuários são orientados a procurarem a UBS Esplanada. Nos demais postos de saúde os serviços seguem funcionando normalmente. A exceção é a UBS Cinquentenário que permanece fechada.
Além da UBS São Caetano, a Unidade do Mariani possui quatro casos ativos; Cristo Redentor, Eldorado e Santa Lucia Cohab três casos ativos cada; Campos da Serra e Fazenda Souza dois casos cada; Reolon, Parque Oásis, São Vicente, Diamantino, Tijuca, Santa Fé, Cruzeiro, São José, Cristo Operário, Fátima, Pioneiro, Desvio Rizzo e Vila Cristina possuem um caso cada.