A segunda-feira (28) é de alívio para muitas pessoas que aguardavam por perícia médica no INSS de Caxias do Sul. Mesmo que apenas quatro dos 11 médicos peritos da agência tenham retornado aos atendimentos presenciais, a atuação do grupo irá tirar pelo menos 48 pessoas da fila de espera nesta segunda-feira. Em frente à agência, localizada na Rua Visconde de Pelotas, havia seis pessoas entre às 7h e 8h. A maioria tinha agendamento realizado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site e telefone do órgão.
— Marquei na quinta à noite pelo site e veio a resposta para hoje (segunda) às 8h. Sofri um acidente de moto, fiz cirurgia, mas até foi rápida a perícia. Espero que seja assim nos próximos passos — disse o marmorista Cláudio Teles, 41 anos, que, usando muletas, aguardava ser chamado.
Também estava na agência Emelina da Rosa da Silva, 55. Ela acompanhava o irmão, Jaci Santos da Rosa, 57, que, por questões psiquiátricas, precisava de atendimento de um médico do INSS.
— Agendamos na sexta passada. Ele refaz a cada mês — conta a irmã, esclarecendo que, mesmo nos meses em que as agências estavam fechadas, ele recebeu o benefício.
Para a mãe de Ketlin Stroschone, 25, o agendamento foi fácil. Marlene Segelski, 54, precisa renovar os laudos de perícia por conta de diagnóstico psiquiátrico.
— Desde 2005 ela precisa fazer perícia. O tempo que a agência ficou fechada acabou nos prejudicando. Tentei ligar no 135, mas não tive retorno, então conseguimos pelo aplicativo e o atendimento foi super rápido — diz Ketlin.
Conforme a gerente da agência do INSS em Caxias, Elenilce Tomiello, alguns usuários que tinham agendamento marcado não compareceram. Nestes casos, eles precisam reagendar atendimento ligando no 135. Entre 7h e 8h, pelo menos três pessoas não compareceram. Questionada sobre eles terem sido avisados, ela ressaltou que a informação foi amplamente divulgada.
— No momento que ele agendou a perícia, teria que comparecer — disse.
Leia mais
Médicos peritos do INSS abrem agenda para a próxima semana na agência de Caxias
Peritos trabalham a distância para o INSS, em Caxias, e presencial em outras atividades
Gerência regional do INSS e OAB fazem vistoria na agência de Caxias do Sul
DESINFORMAÇÃO PERSISTE
Os problemas gerados pelas orientações diferentes repassadas pelos canais do INSS seguem mesmo após a reabertura da agência em Caxias. A doméstica Jejane Carneiro da Rosa, 42, se deslocou do bairro Nossa Senhora das Graças até a sede no bairro Pio X em vão nesse início de semana.
— Fiz mais de 100 ligações ao 135 e não consigo. Disseram que era pra procurar uma agência, vim e me disseram pra ligar no 135. Estou sem receber desde 30 de junho. Preciso do perito para voltar a trabalhar — conta Jejane, que sofreu de torção em um dos dedos.
Outro que vivenciou problemas para agendamento foi o autônomo Eduardo Fantinel, 38.
— Ligava no 135 e me direcionavam para o site, que informava dados divergentes. Vim até a agência e me redirecionaram para o telefone. Isso durou por uns 10 dias. Na última sexta fiquei mais de duas horas no 135 e, quando consegui, me redirecionaram mais uma vez para o site. Voltei a ligar, mais uma hora e meia. No final, não tinha vaga disponível e caía a ligação. Fiquei mais duas horas na linha. No outro dia, então, consegui pelo 135 — relata Eduardo, que foi atendido por volta das 7h30min desta segunda.
APENAS QUATRO MÉDICOS
A agência de Caxias do Sul conta com 11 médicos peritos. Eles não retornavam aos atendimentos presenciais desde o dia 14, quando a sede reabriu após cerca de seis meses fechada. Na quinta-feira (25), o Tribunal Regional Federal da 1ª região decidiu pela volta dos atendimentos com liberação para corte de ponto caso os médicos não comparecessem. O grupo completo não retornou nesta segunda-feira porque muitos alegaram que possuem filhos em idade escolar. O motivo é aceito como justificativa para que os profissionais atuem de casa. Os salários dos peritos de Caxias variam entre R$ 17,3 mil e R$ 22 mil, conforme dados do Portal da Transparência do governo federal.
NA SERRA, OUTRAS DUAS CIDADES RETOMARAM
Além de Caxias do Sul, os municípios de Bento Gonçalves e Canela retomaram os atendimentos de perícia nesta segunda-feira. As outras cidades da região que possuem médicos peritos lotados em agências do INSS são Carlos Barbosa, Farroupilha, Nova Prata e Vacaria.
Segundo o gerente regional do INSS, Cristiano Koch, não há uma informação precisa sobre o que motivou a falta de retorno dos atendimentos nessas cidades. Segundo ele, os peritos pretendem realizar uma vistoria na unidade de Farroupilha nesta terça-feira (29). Quanto a Nova Prata, a volta presencial já deveria ter ocorrido, mas não aconteceu e o INSS não foi informado sobre o motivo .
— Temos que ir tabulando diariamente, mas se percebe o movimento de retorno aos poucos. A área de perícia médica não nos passa mais informações — diz.
Leia também
Festa clandestina é interrompida em Gramado