O Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) está recebendo doação de sangue de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBTs) sob os mesmos protocolos de segurança praticados na doação feita por pessoas heterossexuais. A nova regulamentação está vigente desde julho, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou o trecho que impedia homens que tivessem relação sexual com outro homem de doarem sangue dentro do prazo de 12 meses após a relação sexual. A regra foi considerada inconstitucional e derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2020.
De acordo com o gerente de enfermagem que atua na coleta do Hemocs, Fábio Fioreze Almansa, desde a modificação, o local passou a receber doadores individuais e grupos de pessoas LGBTs.
— Temos recebido doadores, sim, mas em um movimento que ainda é tímido — afirma o gerente.
Coletivo pretende iniciar campanha
Nesta semana, o Hemocs recebeu integrantes do Coletivo LGBT da União da Juventude Socialista para a doação de sangue. Conforme o diretor do coletivo, Eduardo Matias, a ação promovida na terça-feira (31), teve como objetivo incentivar outros jovens LGBTs a exercerem seu mais novo direito, dando o pontapé inicial para uma campanha de conscientização que o grupo pretende lançar junto a outras representações caxienses.
— Essa revogação da restrição nos soma à sociedade, nos torna parte, e faz bem para todos. Todos os anos se perdem tantos litros de sangue por conta do preconceito. Medidas como esta colaboram para que a gente aprenda a conviver com as diferenças e entenda que, no final das contas, somos todos muito semelhantes — afirma Matias.
Hemocs precisa de sangue
O estoque de sangue do Hemocs está abaixo da média e precisa de doações dos tipos O (fator RH negativo e positivo) e A (positivo). Em função da pandemia, o local atende sob agendamento que pode ser feito pelo telefone (5) 3290-4547 ou pelo Whats App: (54) 8418-8487.