Nesta semana, o Centro de Atendimento ao Turista da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, passou pela primeira etapa de revitalização da estrutura externa. Foram lavados os vidros externos e, no decorrer do processo, vão ser colocadas barras de aço no espaço — que vão substituir as que restam de alumínio. Conforme o secretário municipal de Turismo, Enio Martins, o espaço já havia sido vandalizado diversas vezes, incluindo o roubo de várias barras, o que danificou o projeto original do CAT. Entre o final de março e início de abril a Guarda Municipal intensificou a segurança do patrimônio, chegando a autuar por mais de uma vez o mesmo suspeito. No ano passado, em meados de agosto, foram quatro ataques em menos de um mês.
Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul busca parceira para recuperar Centro de Atenção ao Turista depredado
Após a lavagem dos vidros, a instalação de barras de aço deve ser realizada de forma gratuita pela empresa paulista Açovisa, que também forneceu o material. Há um mês, a Semtur buscava parcerias com empresas que utilizassem aço, para evitar novos furtos:
— Sabemos que o alumínio é um material que pode ser furtado novamente, então optamos pelo aço, que será soldado na estrutura — garantiu o secretário à época.
Durante a permanência da bandeira laranja do sistema de Distanciamento Controlado do Estado, os CATs estão fechados. A intenção da Secretaria do Turismo, segundo assessoria, é retomar o atendimento nos espaços quando a bandeira estiver amarela. Além do centro da praça, que fica próximo à esquina da Rua Sinimbu com a Rua Dr. Montaury, há pontos de atendimento ao turista na rodoviária, aeroporto e no Parque de Eventos da Festa da Uva.