A prefeitura de Caxias do Sul confirmou que 33 servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Esplanada testaram positivo para o novo coronavírus. O número representa 60% do total de 55 profissionais que atuam na unidade. Em função disso, o posto ficará fechado por 48 horas a partir da tarde desta segunda-feira.
Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Segundo a Secretaria de Saúde, os profissionais estão assintomáticos. O primeiro caso foi confirmado no dia 3 deste mês e no decorrer dos dias, onze foram afastados das atividades. Outros 22 foram detectados a partir de testes rápidos, totalizando 33. A partir disso, foram feitas 44 coletas de amostra de material nas vias aéreas e boca para nova testagem para confirmar o diagnóstico, desta vez, de exame PCR, fechando os 55 servidores.
Durante o período de fechamento, a unidade passará por higienização. Apesar do número elevado de casos, a prefeitura diz que não se trata de surto porque as pessoas estão assintomáticas. Conforme norma técnica da Secretaria de Saúde do Estado, o surto de síndrome gripal ocorre quando há, pelo menos, dois casos suspeitos, sintomáticos, com vínculo temporal de até sete dias entre as datas de início dos sintomas dos casos.
Os usuários que necessitarem de atendimento devem procurar as UBSs Salgado Filho, São Caetano e Rio Branco, que estarão com o horário estendido até as 18h durante esta semana.