A terça-feira (25) será mais um dia com céu claro, tempo firme e sol no Rio Grande do Sul. A mudança brusca no tempo depois do frio intenso acontece devido a uma massa de ar seco que age em todo o território gaúcho. A temperatura agradável é resultado de ventos quentes que sopram do quadrante norte.
Na Serra, o cenário é o mesmo: a terça será ensolarada e com temperaturas altas. A mínima do Estado foi registrada em São José dos Ausentes, que marcou 6,2°C. Na semana passada, a cidade dos Campos de Cima da Serra entrou nos recordes de frio do ano no Estado - além da neve, registrou mínima de -4,2° na sexta-feira (21).
Nas demais cidades serranas, o tempo também será aberto e com poucas nuvens. Em Caxias do Sul, ao amanhecer os termômetros marcavam 10°C e a máxima deve chegar aos 24°C à tarde. Em Cambará do Sul, os termômetros marcaram 4,8°C, sendo que na última sexta (22), depois de nevar, a temperatura também foi um dos recordes de mínimas do RS, com -3,1°C e sensação térmica de -8,4°C.
De acordo com a Somar Meteorologia, o frio perde intensidade e começa a se despedir dos gaúchos. A previsão para os últimos dias do mês de agosto é de tempo seco e com temperaturas em elevação ao longo dos dias na região. A partir da quarta-feira (26), os termômetros sobem ainda mais, e ficam acima da média nos municípios da Serra. Em setembro a previsão é a mesma: tempo firme e com as máximas acima de 20 ºC.
Uma nova mudança no tempo deve ocorrer na quinta-feira (27), quando uma nova frente fria provoca chuva nas regiões sul e sudoeste do Estado. Conforme a Somar, a chuva ficará restrita na Serra não deve chover. Caso chova, será apenas com pancadas isoladas e sem volumes significativos.
Leia também
"O vírus ainda está em meio à multidão", alerta especialista de Caxias sobre necessidade de seguir com distanciamento
Edifício com rooftop é entregue no Panazzolo
Previsão de normalização de abastecimento de água em Caxias é para esta terça-feira