O Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS) irá oferecer atividades equivalentes a disciplinas dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação de forma não presencial aos estudantes dos campi. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) da instituição, realizada por webconferência nesta sexta-feira (21).
A adesão dos alunos será optativa. Aqueles que concluírem com êxito poderão aproveitar as disciplinas em seus históricos. No entanto, o calendário acadêmico segue suspenso, ou seja, os estudantes terão o direito de retomar os estudos de forma presencial quando for possível a partir do ponto em que as atividades foram interrompidas.
O regulamento com as normas para o ensino à distância devem estar disponíveis já a partir de segunda-feira (24). A partir da publicação, os campi terão o prazo de 21 dias para planejamento e início das atividades não presenciais, que devem começar, portanto, em 14 de setembro.
As disciplinas deverão ser oferecidas somente pela internet. Será vedado qualquer contato físico ou entrega de materiais físicos aos alunos. Para isso, haverá auxílio financeiro para subsidiar o acesso à internet de estudantes com vulnerabilidades econômicas.
Informações sobre as disciplinas oferecidas e orientações para a realização da inscrição e para o acompanhamento das atividades estarão no site do IFRS.