A Rua Os 18 do Forte voltou a ter vagas de estacionamento entre as ruas Alfredo Chaves e Dr. Montaury, no centro de Caxias do Sul. A mudança entrou em vigor na segunda-feira (24), quase um ano após a criação de uma faixa adicional com o objetivo de melhorar o fluxo nos horários de pico, especialmente nos horários de entrada e saída dos colégios próximos.
Leia mais
Rua Os Dezoito do Forte, em Caxias, ganhará nova faixa experimental na próxima segunda-feira
Quarta faixa na Rua Os 18 do Forte, em Caxias, será mantida de forma definitiva
Quarta faixa na Os Dezoito do Forte, em Caxias, avança até a Rua Dr. Montaury
De acordo com o secretário de Trânsito de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, a medida ocorreu porque a melhoria de fluxo projetada não ocorreu e também porque as aulas presenciais estão suspensas. Além disso, áreas de estacionamento são uma demanda do comércio da região.
— A faixa deveria servir de corredor para quem iria acessar a escola, mas todos acabavam entrando nela a partir da Rua Borges de Medeiros. Quando chegava na escola, precisavam ir para a direita, trancando a faixa ao lado. Não funcionou e quem saiu prejudicado foram os comerciantes — avalia o secretário.
As novas vagas terão cobrança do estacionamento rotativo regulamentado, mas isso depende de um decreto previsto para ser publicado até a próxima semana e do término da sinalização. Enquanto as aulas presenciais não retornarem, o estacionamento será permitido a qualquer hora do dia. Depois, a proibição volta a vigorar em frente ao Colégio La Salle Carmo, entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury, mas apenas nos horários de entrada e saída dos estudantes. Nos demais trechos, as vagas serão permanentes.
Além das mudanças na Rua Os 18 do Forte, a Rua Alfredo Chaves vai passar a ter cobrança de área verde nas vagas oblíquas entre as ruas Dom José Baréa e Santos Dumont. Atualmente, apenas o lado direito da via tem cobrança de estacionamento no trecho. Já a Rua Dr. Montaury terá cobrança de estacionamento entre a Avenida da Vindima, junto ao Parque dos Macaquinhos, até a Avenida Independência, na esquina do Fórum. A tarifa também será de área verde. Segundo Willembring, nos dois trechos havia a permanência de veículos durante todo o dia, reduzindo a rotatividade.