A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Caetano apresentou doze casos suspeitos para covid-19 e, por isso, os funcionários foram testados entre quinta e sexta-feira (28), em Caxias. O resultado aponta, até a manhã deste sábado (29), quatro confirmações da doença. Além disso, ainda é aguardada a resposta de outras quatro pessoas. Dois apresentaram imunidade ao vírus - poderão retornar ao trabalho na segunda-feira (31), e outros dois colaboradores tiveram resultado negativo para a contaminação. O restante dos funcionários será testado a partir de segunda-feira.
O fato não gera necessidade de fechamento da unidade, conforme o diretor de Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dino de Lorenzi.
— A UBS seguirá os trabalhos. Apenas oito pessoas são afastadas: quatro que deram positivo e outras quatro que ainda estão aguardando. Não é algo que impacte e temos cobertura de outras UBSs que vamos solicitando conforme a necessidade — afirma.
Entre os doze suspeitos estão quatro técnicas de enfermagem, uma agente comunitária, três enfermeiras, três estagiárias e um dentista.
Em Caxias, a UBS Esplanada já precisou ser fechada após 60% dos servidores apresentarem resultados positivos para a doença. A UBS Cinquentenário foi realocada após surto.