Diferente do que a previsão mostrava na semana passada, setembro deve começar com frio em algumas cidades do RS. A tendência, no entanto, é de um mês com calor acima da média e chuvas esparsas. Mas para que gosta de frio, um aviso: não está descartada a possibilidade de temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC, principalmente nas cidades dos Campos de Cima da Serra, já no próximo final de semana.
De acordo com a meteorologista da Somar Meteorologia, Dóris Palma, mesmo com baixas temperaturas, está descartada a possibilidade de neve para a Serra no feriado da Independência:
— Terá uma onda de frio na Serra, com termômetros entre 00ºC e 2ºC, portanto, não tão intensa quanto a de agosto. No momento, com base no que analisamos, está descartada a chance de nevar no RS nos próximos dias.
Ela ressalta que, apesar de um começo de mês com temperaturas mais baixas, a tendência é que depois dessa primeira onde de frio, uma massa de ar seco retorne ao Estado.
— A chuva irá dar uma trégua depois desses dias mais chuvosos e a média deverá ser baixa para o mês porque só volta a chover no final de setembro. Mesmo assim são pancadas de chuva, em pontos isolados — afirma.
Dóris explica ainda que as temperaturas vão ser mais altas na maior parte do mês:
— O tempo será quente e seco na maioria dos dias. Uma nova onda de frio está prevista para o dia 26, essa um pouco mais intensa, e as temperaturas vão despencar mais uma vez. Nessa data os termômetros podem ficar negativos, mas é cedo para avaliar possibilidade de neve.
No entanto, não está descartada a chance de geada nos últimos dias do mês, o que pode prejudicar plantações na região.