O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, realizou a 22ª transfusão de plasma convalescente na noite de segunda-feira (3). A paciente é uma idosa de 79 anos, natural de Caxias do Sul, que recebeu duas bolsas de plasma, com 200 mililitros cada. Ela tem histórico de diabetes e hipertensão arterial.
Leia mais:
Décimo nono paciente realiza a transfusão de plasma no tratamento contra a covid-19
Diretora do Hospital Virvi Ramos e outras duas pacientes recebem alta hospitalar
Doadores de sangue serão testados para covid-19 para ampliar tratamento com plasma em Caxias
A idosa foi internada no dia 26 de julho, no Hospital de Campanha do Virvi Ramos. Cinco dias depois, ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e precisou ser intubada. A paciente segue respirando com auxílio de ventilação mecânica.
O doador de plasma é um homem de 34 anos, natural de Passo Fundo. Quando realizou a doação, no dia 26 de junho, ele estava há 40 dias sem os sintomas do vírus.
Em relação aos outros 21 pacientes que passaram pelo procedimento, oito seguem se recuperando no hospital, sete já tiveram alta e estão em casa, e outros sete faleceram. No Virvi Ramos há, ainda, outros dois pacientes internados na UTI, com covid-19, aguardando a compatibilidade de tipagem sanguínea para também passarem pelo tratamento.