Após dias marcados por temperaturas negativas, com registro de neve em sete cidades da Serra e geada nas cidades serranas, o frio perde intensidade e começa a se despedir dos gaúchos. A previsão para os últimos dias do mês de agosto é de tempo seco e com temperaturas em elevação ao longo dos dias na região. A partir da quarta-feira (26), os termômetros sobem ainda mais, e ficam acima da média nos municípios da Serra. Em setembro a previsão é a mesma: tempo firme e com as máximas acima de 20 ºC.
De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (27), mas a tendência é que a frente fria não avance da região sul para o resto do Estado.
— A chuva ficará restrita ao sul do RS. Na Serra não deve chover. Caso chova, será apenas com pancadas isoladas e sem volumes significativos — explica a meteorologista Gabriele Golart, acrescentando que, mesmo com a chuva em algumas regiões, as temperaturas seguem altas.
A meteorologista afirma que o mês de setembro será parecido com os últimos dias de agosto:
— A frente fria ficará concentrada no sul e não avança para o resto do Estado. Assim a chuva ficará abaixo do esperado nas demais regiões do RS, como a Serra por exemplo.
Sobre uma nova onda de frio, ela esclarece:
— Terá uma nova onda de frio, mas não com a intensidade registrada na semana passada. A tendência é que faça mais frio no sul, porque na Serra, como será um mês mais seco, as temperaturas ficam acima da média para o mês.
Com a proximidade do fim do inverno, é improvável que novas temperaturas negativas sejam registradas nas próximas semanas, segundo a Somar. Com a mudança do tempo segue um alerta em função da baixa umidade: beber líquidos e manter o corpo hidratado, uma vez que ela pode causar problemas de saúde para pessoas com dificuldades respiratórias e bronquites.
Leia também
Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis está com inscrições abertas para 2021
"Não cabe uma reação desproporcional como a do presidente", diz Maia após Bolsonaro ameaçar repórter
INSS adia reabertura e alternativa em Caxias é deixar documentos em urna no prédio do órgão