A 10ª edição do Festival do Moscatel de Farroupilha deste ano foi cancelada nesta quinta-feira (13). O evento que ocorreria de 29 de agosto a 26 de setembro, com oito noites de programação, por conta da pandemia, será realizado em 2021. Conforme a divulgação da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação de Vinícolas de Farroupilha (Afavin), a edição deve acontecer no próximo ano de forma ampliada, passando a ter dez noites de funcionamento, nos dias 28 de agosto, 3, 4, 10, 11, 17, 18, 25 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2021. Já a Seleção de Vinhos vai acontecer em moldes diferentes, que serão anunciados nas próximas semanas.
Os organizadores aguardaram a transferência do evento, pois mantinham a esperança da realização. Entretanto, diante do cenário atual, decidiram primar pelo zelo e saúde de todos. Além disso, as restrições não permitiriam manter o formato original do evento.
A presidente da Afavin, Rosane Meggiolaro Cappelletti disse que o cancelamento foi necessário.
– Foi algo muito difícil para as vinícolas. É o nosso evento, onde temos a oportunidade de apresentar e servir nossos rótulos diretamente ao consumidor, numa relação de proximidade e festividade. Mas nesse momento, tivemos de pensar na preservação da saúde e em manter a qualidade do evento, que se perderia com muitas adequações, caso realizado nas condições atuais – aponta.
O prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo, ressalta que o cancelamento é uma questão de segurança e respeito com o público que participaria do festival e que a administração e a Afavin estão unindo esforços para que a edição do próximo ano seja ainda mais especial.
– Estamos vivendo um momento muito difícil e algumas decisões não são fáceis de tomar, mas o objetivo comum é possibilitar a saúde de todos – comenta.