Integrante do Calendário Nacional de Vacinação desde março deste ano, a vacina meningocócica conjugada quadrivalente está disponível nas UBSs de Caxias do Sul e, desde 2 de abril, quando chegou ao município, 1.423 doses da ACWY foram aplicadas. O público-alvo da imunização são pré-adolescentes de 11 a 12 anos. Conforme a prefeitura, são 15.223 pré-adolescentes na faixa dos 11 aos 12 anos na cidade. A orientação do Ministério da Saúde é de vacinar toda a população dessa faixa etária. Em nível nacional, a meta é imunizar ao menos 80% do público-alvo.
Antes de março, a dose se encontrava disponível somente em clínicas particulares. A vacina ACWY garante proteção contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, considerada o tipo mais grave da doença. Em Caxias, as UBSs também aplicam a dose da vacina meningocócica C. Os que já foram imunizados com ela podem tomar a ACWY, desde que seja respeitado o intervalo mínimo de um mês após a última dose da meningocócica C. Antes de se dirigir à unidade básica de saúde, é importante realizar o contato com a UBS por telefone a fim de se verificar a disponibilidade da vacina.
As unidades estão abertas para vacinação de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Além de ter em mãos a caderneta de vacinação, os pacientes devem apresentar o Cartão SUS. Endereços e telefones das UBSs estão no site da prefeitura.
A meningite
De origem viral ou bacteriana, a meningite é uma doença grave, que gera a inflamação das meninges, membranas que revestem e protegem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, é classificada como uma doença endêmica, o que significa que costuma aparecer frequentemente em determinadas regiões, surgindo geralmente por fatores locais. Enquanto a ocorrência do tipo bacteriano é mais comum no outono-inverno, a das virais se dá principalmente na primavera-verão.
De acordo com dados da Confederação das Organizações de Meningites, cerca de 5 milhões de novos casos são registrados a cada ano. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1.037 casos foram registrados no ano passado.
Pessoas que contraem a meningite bacteriana podem não manifestar sintomas e transmitir a doença por meio de tosse e de espirros. O contágio também é frequente entre pessoas que mantêm contato próximo, residem juntas ou compartilham utensílios como talheres. O período médio de incubação é de quatro dias, mas pode variar entre dois e 10. Alguns sintomas da meningite são mal-estar, náuseas e vômitos.