A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de Caxias do Sul afirma que está buscando uma parceria público-privada para a reposição de barras que foram furtadas do quiosque do Centro de Atenção ao Turista (CAT) da Praça Dante Alighieri.
Conforme o titular da Semtur, Enio Martins, a unidade — que fica quase na esquina da Rua Sinimbu com a Rua Dr. Montaury — já tinha sido alvo de vandalismo, porém, esta foi a primeira vez que as barras de alumínio foram arrancadas.
— Foram algumas ocorrências logo no início da pandemia, entre o final de março e início de abril. Infelizmente o isolamento ocasionou alguns episódios como este na cidade. A Guarda Municipal intensificou a segurança dos patrimônios, chegou a autuar por mais de uma vez o mesmo suspeito — afirma Martins.
De acordo com ele, a Semtur ainda está em tratativa com empresas locais para a reposição das barras, que será feita com aço.
— Sabemos que o alumínio é um material que pode ser furtado novamente, então optamos pelo aço, que será soldado na estrutura — garante o secretário.
A previsão é de que o material seja instalado entre agosto e setembro, período no qual, segundo Martins, espera-se uma retomada em todo o setor. No momento, em função da baixa demanda, todas as unidades CAT da cidade estão fechadas. Em função da pandemia, a equipe da Semtur está reduzida mas atende pelo (54) 3222-1875.
Leia também
"Estamos indignados", diz presidente da CDL Caxias sobre classificação de bandeira vermelha na região