Apesar da redução da umidade nas últimas horas, a Somar Meteorologia não descarta a possibilidade de chuva congelada com flocos de neve misturados ao longo da tarde desta quinta-feira (2) em pontos mais altos da Serra Gaúcha, como em São José dos Ausentes. Havia a possibilidade do fenômeno meteorológico ocorrer na madrugada passada, mas não aconteceram registros no RS, apenas na Serra catarinense.
A menor temperatura do dia no território gaúcho foi em São José dos Ausentes, onde marcou 1,7ºC às 7h. Até o final da quinta, a temperatura sobe, mas a máxima prevista no município é de 5ºC. Conforme a meteorologista Carine Gama, os termômetros voltam a baixar entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (3), com condições para ficar entre 1 e 2ºC negativos em Ausentes:
— O que vai ganhar é a massa de ar muito seco que avança por toda a região Sul, Argentina e Uruguai. Por isso, vai aumentar a condição para a geada — adianta a meteorologista.
Roteiros turísticos consagrados da Serra também vão ter temperaturas geladas neste final de semana. Na Região das Hortênsias, Canela deve ter registros entre 0ºC e 1ºC.
Conforme Carine, a sexta e o sábado (4) devem ser os dias de temperaturas mais baixas na região. A partir de domingo (5), os termômetros sobem um pouco mais, até 7ºC, em relação ao sábado. A condição também traz mais chuva para a Serra. No primeiro dia da semana, a tendência é de pouca precipitação, mas vai se intensificar na segunda e terça-feira.
Este final de semana tem a primeira onda de frio do inverno, que deve ser a mais intensa do mês de julho. De acordo com a meteorologista, apenas na metade de agosto os dias devem voltar a ser gelados como agora na Serra.