Por mais que os controladores de velocidade (pardais) já tenham sido instalados em praticamente todos os pontos que serão monitorados nas rodovias gaúchas, eles só devem começar a operar em meados de agosto. A expectativa é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) que aguarda a entrega do sistema completo de fiscalização pelas duas empresas que venceram a licitação.
Um dos contratos é com a Perkons, do Paraná, e pode ser prorrogado pela segunda vez. Ao terminar o prazo inicial, em 27 de junho, a empresa solicitou e o Daer concedeu aditivo que vence nesta quarta-feira. Caso a empresa não consiga entregar os equipamentos instalados e aferidos, ou seja, prontos para operar, ela terá de pedir uma prorrogação e justificar a necessidade.
Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, os pardais que irão fiscalizar 68 faixas de tráfego e as 16 câmeras de monitoramento de tráfego já foram colocados, porém, até o final da tarde da última segunda-feira, ainda não tinha sido concluída a instalação dos 16 OCRs, que fazem a identificação das placas dos veículos. Além de a empresa ter de terminar a implantação até esta quarta, ainda é preciso contar que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) faça a aferição nesse período.
– Já estamos preparados para análise da prorrogação, caso eles necessitem. Entendemos que é bem difícil trabalhar durante a pandemia. Na primeira prorrogação, a alegação foi principalmente a dificuldade de a empresa obter o fornecimento de materiais – comentou Faustino.
As rodovias que terão a fiscalização serão a RS-030, em Osório (trecho que liga a Tramandaí), a RS-040, entre Viamão e Pinhal, a RS-122, entre Portão e Caxias do Sul, a RS-239, entre Novo Hamburgo e Rolante, a RS-240, entre São Leopoldo e Montenegro, a RS-389, entre Osório e Torres, e a RS-453 (Rota do Sol), entre Venâncio Aires e Tainhas.
Já o contrato com a outra empresa, a Fiscaltech, se encerra em 7 de agosto. Ela é responsável por pardais que fiscalizarão 25 faixas de trânsito, nove OCRs e nove câmeras. Os trechos são a RS-135, entre Passo Fundo e Erechim, a RS-324, que liga Passo Fundo a Nova Prata, RS-342, entre Ijuí e Cruz Alta, RS-153, ligação entre Passo Fundo e Tio Hugo, RS-287, entre Montenegro e Santa Maria, e RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha.
Ambas as empresas ainda têm de concluir a sala de controle dos aparelhos que ficará na sede do Daer. Parte das câmeras já está em testes. O investimento é de R$ 5,8 milhões nos dois contratos, que incluem manutenção por dois anos e podem ser prorrogados pelo mesmo período.
– O objetivo do pardal é fazer com que todo mundo passe na velocidade estabelecida porque ele foi colocado ali para segurança viária – ponderou o diretor-geral do Daer.