O número de interessados em doar o plasma convalescente para tentar auxiliar na recuperação de alguém em estado grave, por complicações da covid-19, chegou a 70 no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). No entanto, quase metade foi considerada inapta para efetivar o procedimento. O motivo é que 32 candidatos não se enquadraram nos critérios avaliados pelos técnicos.
Leia Mais
"É precoce dizer que é a solução, mas perspectiva é boa", diz médica sobre tratamento contra coronavírus em Caxias do Sul
Hospital Virvi Ramos realiza a 14ª transfusão de plasma convalescente
A doação de plasma convalescente tornou-se relevante em Caxias do Sul porque o município, por meio do Hospital Virvi Ramos, efetua a transfusão do componente na tentativa de passar os anticorpos de uma pessoa recuperada de coronavírus para quem está na UTI por complicações do vírus. Para que o plasma do sangue seja aproveitado, também é preciso ocorrer compatibilidade com o doente.
Nos pré-requisitos, o doador precisa ser homem, ter entre 18 e 60 anos, e estar há mais de 28 dias recuperado, além de não apresentar mais sintoma algum. Por enquanto, não é permitido receber doações de mulheres por conta de dúvidas em relação a um anticorpo muito eficaz na defesa de um embrião durante a gravidez.
- A seleção dos candidatos é feita em duas fases. Na primeira, é feito contato telefônico, onde é explicado todo o projeto de pesquisa e preenchido um cadastro. Nesse momento, o candidato já pode ser excluído se ele não se encontrar dentro dos critérios. Após, os candidatos que passarem para a segunda etapa são chamados para uma entrevista, na qual é feito um histórico da doença ou da exposição ao vírus e testes sorológicos - afirma o enfermeiro e responsável triagem e coleta de plasma no Hemocs, Marcos Venício da Silva Carvalho.
Até o momento, foram 20 doações realizadas por 14 doadores distintos, entre 28 e 61 anos. Outros 24 candidatos aguardam o agendamento da entrevista ou o resultado dos exames. O Hemocs já recebeu doações de recuperados da covid das cidades de Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul, Garibaldi, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Bom Jesus e São Sebastião do Caí.
Até agora, 14 pacientes do Hospital Virvi Ramos receberam a transfusão e dois deles tiveram alta hospitalar. A maioria dos que seguem internados apresentou melhora após o tratamento, que é experimental e pioneiro no estado.
SEJA UM DOADOR DE PLASMA
:: Os interessados em doar plasma podem agendar atendimento pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou pelo WhatsApp (54) 98418-8487.
:: São recebidos homens entre 18 e 60 anos, que tiveram a covd-19 confirmada por meio do teste PCR e que estão há mais de 28 dias recuperados.