Começou na manhã desta quinta-feira (9) a aplicação de testes de coronavírus em funcionários do comércio essencial em Flores da Cunha. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é testar 400 profissionais ao longo de 10 dias.
A primeira etapa, conforme o secretário da Saúde, Vanderlei Stuani, tem foco nos colaboradores de mercados e supermercados. A fase seguinte é voltada àqueles que trabalham em padarias e fruteiras. A projeção também é avançar para funcionários de outros estabelecimentos comerciais, como postos de combustíveis e farmácias. Isso vai depender da disponibilidade dos exames.
Além dos 400 testes já adquiridos com recursos municipais, outros 300 estão em fase de compra. O secretário explica que a testagem é voluntária, ou seja, só aderem os trabalhadores que quiserem. Os testes aplicados são os rápidos, que detectam se o corpo já tem imunidade à doença. Segundo o Stuani, nos últimos 30 dias, houve um aumento mais expressivo de casos na cidade, com o diagnóstico da doença de até 10 pessoas por dia:
— Nosso objetivo é detectar quem está com covid-19 para evitar que se prolifere. O supermercado é onde tem mais fluxo de pessoas — comenta o secretário.
As equipes de enfermagem são responsáveis por agendar os horários, por meio de uma parceria com os donos dos estabelecimentos. Os exames ocorrem no ambulatório da covid-19, em frente ao Centro de Saúde. Os testes rápidos para profissionais do transporte e motoristas autônomos já estavam liberados e continuam. Trabalhadores dos postos de saúde e do hospital também são testados no município.
Flores da Cunha tem 145 casos confirmados de covid-19 e uma morte pela doença.