Para evitar novos surtos de coronavírus, a prefeitura de Caxias do Sul tem realizado rodadas de testes para diagnosticar a doença em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) da cidade. Na nova rodada que começou na última segunda-feira (13), a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da secretaria aplicou 170 testes rápidos em seis casas asilares.
Na quarta-feira (15) foram registrados seis casos positivos em um lar para idosos que fica no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Os pacientes sãos dois profissionais de 38 e 41 anos e quatro idosos, de 62, 71, 79 e 90 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, todos estão assintomáticos. Os profissionais foram afastados para isolamento domiciliar e os idosos isolados.
A primeira fase de testagens foi no dia 13 de maio, quando foram aplicados 1.179 testes em 30 casas asilares do município. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (16), a cidade contabiliza 2.011 casos positivos para o coronavírus, sendo que 1.259 estão recuperados e 720 estão com a infecção ativa. Nesta atualização foram incorporados 117 diagnósticos para a covid-19 — sendo 59 homens, de 17 a 71 anos, e 58 mulheres, de 3 a 90. Trinta e duas mortes foram registradas no município, dessas, três foram em casas asilares na cidade. A vítima mais recente faleceu no dia 1º de julho.
Leia também
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 1.894 casos positivos para coronavírus
Letalidade do coronavírus aumenta na região durante a primeira quinzena de julho