Os pacientes de covid-19 têm chances de ajudar ao próximo com uma forma simples: passados mais de 28 dias de recuperação das complicações causadas pelo coronavírus, o recuperado da doença poderá doar o plasma do seu sangue para que o componente faça parte do tratamento de outro infectado, em estado grave. No próximo dia 22, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), completa dois meses da primeira captação de plasma realizada de forma pioneira no Rio Grande do Sul no tratamento da covid-19.
Nesse período, o Hemocs chegou a 76 candidatos – até o final da tarde de sexta-feira (17). Mesmo assim, a demanda é grande e, por isso, a avaliação do enfermeiro responsável, Marcos Venício Carvalho, é de que a quantidade de doações poderia ser ainda maior. Um dos entraves está nos pré-requisitos. Cada interessado precisa passar por todos os testes, exames e entrevistas, o que nem sempre determina a liberação para doar. Carvalho concedeu entrevista para a rádio Gaúcha na manhã deste sábado (18).
— Dos 76, apenas 35 apresentaram condições para fazer a doação. Quatorze já efetivaram e 21 aguardam resultados de testes. Os outros foram descartados — explica.
Um dos principais requisitos é não apresentar mais sintoma algum após 28 dias do exame constatar recuperação do paciente. Além disso, apenas homens são aceitos neste momento
— As mulheres que já tiveram gestações têm um anticorpo que pode causar reações ao receptor. Algumas não possuem, mas nesse momento não é possível fazermos todos os exames. Ainda assim, estamos coletando informações de candidatas mulheres para, quando houver liberação, selecionarmos as que não passaram por gestação principalmente — diz.
O plasma é congelado por até 24 meses no Hemocs. O hospital deve fazer a solicitação para receber a bolsa necessária para transfusões . Em Caxias, apenas o Virvi Ramos tem liberação para atuar já que o tratamento faz parte de um protocolo experimental. Foram realizadas 16 transfusões até este sábado. A maioria dos pacientes apresentou melhora clínica e dois deles tiveram alta hospitalar.
Leia mais
Hemocs convoca recuperados da covid-19 para doação de plasma convalescente em Caxias do Sul
SEJA UM DOADOR DE PLASMA
:: Os interessados em doar plasma podem agendar atendimento pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou pelo WhatsApp (54) 98418-8487.
:: São recebidos homens entre 18 e 60 anos, que tiveram a covd-19 confirmada por meio do teste PCR e que estão há mais de 28 dias recuperados.
Leia também
Gramado registra quarta morte por covid-19