A Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, 53 anos, e outras duas pacientes receberam alta hospitalar após a transfusão de plasma convalescente. Ainda no último domingo (26), a última paciente a passar pelo procedimento foi liberada para casa. A mulher de 37 anos, que não teve a identidade divulgada, fez a transfusão na última quarta-feira (22).
Leia Mais
Doadores de sangue serão testados para covid-19 para ampliar tratamento com plasma em Caxias
Diretora do Hospital Virvi Ramos, de Caxias, deixa UTI após tratamento com plasma convalescente para covid-19
Hemocs convoca recuperados da covid-19 para doação de plasma convalescente em Caxias do Sul
Na manhã desta segunda-feira (27), foi a vez de Paula Adriana da Silva Carneiro Ramos, 47 anos, ir para casa. A paciente recebeu a transfusão de plasma em 8 de julho e saiu da UTI no dia 22. Cleciane recebeu alta no início da tarde, 11 dias após receber o plasma convalescente, e seguirá em recuperação na sua casa, por mais alguns dias em isolamento dos familiares.
-É muito bom estar em casa. Já me sinto muito melhor, mas por precaução, até não virem as novas confirmações de testes, seguirei em isolamento dentro de casa, sem contato com meus familiares. Assim que tiver a confirmação dos testes com resultados negativos, pretendo retomar a rotina de trabalho no hospital - afirma a paciente e funcionária do Virvi Ramos.
Recuperadas do coronavírus e liberadas nesta segunda-feira, Paula Adriana e Cleciane tocaram o sino e carregaram o cartaz com a frase ‘Eu venci a Covid-19’ enquanto eram aplaudidas pela equipe do hospital nos corredores.
ALTA DA UTI
A 15ª paciente de covid-19 a receber a transfusão de plasma foi transferida da UTI para o quarto na manhã desta segunda-feira (27). Hilda Comerlato Onzi, 72 anos, passou pelo procedimento no dia 15 de julho e agora seguirá em recuperação até ficar em condições de ter alta hospitalar.
O empresário Nelson D’Arrigo, 62 anos, deixou a UTI na última quinta-feira (23) e foi o penúltimo a passar pelo procedimento. D’Arrigo fez a transfusão de plasma convalescente no dia 20 de julho e tem previsão de alta hospitalar para essa terça-feira (28).
Desde a primeira transfusão, ocorrida em 26 de maio, todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitaram de Terapia Intensiva no Hospital Virvi Ramos receberam plasma, sempre com consentimento de familiares. Seis já tiveram alta hospitalar e estão em casa, seis faleceram e outros seis seguem internados em recuperação, sendo quatro no setor clínico e dois em UTI.