A bandeira vermelha na classificação do Distanciamento Controlado e os mais de 80% de ocupação nos leitos de UTI adulto são alguns dos fatores que fazem com que a prefeitura de Caxias corra contra o tempo para oferecer mais espaços de atendimento à população. A intenção do secretário da saúde Jorge Olavo Hahn Castro é de que dez novas vagas sejam entregues nesta semana ou, no mais tardar, na próxima. Os espaços seriam no Hospital do Círculo.
— Já foram repassados equipamentos, mas falta reunir equipes para montar as estruturas. Não se tem ideia do dia exato porque precisamos contratar pessoas e a mão-de-obra qualificada está se tornando escassa para montar leitos de UTI — diz Castro.
Entre os equipamentos citados, estão ventiladores mecânicos que foram doados pela comunidade e empresários. Os custos ainda não são revelados, já que segundo Castro, o processo segue em tratativas.
— Teremos outras fontes de financiamento, provavelmente. Ainda estamos negociando, mas os dez serão também para a rede SUS e preferencialmente destinados para Caxias — afirma, sem revelar detalhes.
“Não estamos pensando em colapso”
Castro é enfático ao dizer que Caxias do Sul tem capacidade de atendimento, mesmo que os dados de domingo (19), por exemplo, sejam de 84% da taxa de ocupação de leitos pelo SUS e 81% na rede privada.
— Não estamos pensando em colapso, ainda temos capacidade de atendimento. Colapso só se houvesse descontrole na contaminação, não me parece que isto esteja acontecendo no momento. Oitenta e quatro porcento significa que temos 15% de leitos livres e isso nunca aconteceu nessa época do ano. E outra, a mortalidade em Caxias é uma das mais baixas no Rio Grande do Sul — destaca o secretário.
Até aqui, a Região Nordeste do Estado contabilizou 66 mortes por coronavírus no mês de julho. No final de semana, foram sete. Nesta segunda-feira (20), a prefeitura confirmou três mortes no período de 24 horas.
O governo do Estado divulga nesta segunda-feira (20) a decisão sobre a região de Caxias do Sul continuar, ou não, na bandeira vermelha de contágio por covid-19.