Mesmo com o frio intenso, a procura por abrigos não supera o número de vagas disponíveis em Caxias do Sul. Espaços como o Abrigo Provisório Irmã Dulce, Casa São Miguel, Casa São Francisco e Casa de Acolhimento Luís Matias suportariam maior demanda de pessoas que necessitam de serviços assistenciais.
Conforme o gerente do Centro POP Rua da Fundação de Assistência Social (FAS), Julio Cezar Chaves, o principal motivo da falta de interesse é a dependência química.
— Temos feito o convite diariamente em locais mais conhecidos por meio das abordagens sociais, mas alguns acabam não indo por conta da dependência do uso de álcool e drogas — diz.
Nos centros de acolhimento, é possível que o usuário faça refeições, tome banho e encaminhe documentos. Atualmente, cerca de 130 pessoas em situação de rua ocupam as vagas.
O primeiro passo é procurar o Centro POP, localizado na Rua Duque de Caxias, nº 2.631, no bairro Pio X. Depois disso, o interessado passa por uma avaliação de técnicos sociais para melhor identificação das necessidades de cada um. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato do plantão dos serviços de abordagem de rua é (54) 9.8403-8864.