A Diocese de Caxias do Sul lançou, nesta terça-feira (14), a campanha Disque Ajuda. Por meio de ligações telefônicas, o projeto voluntário oferecerá apoio psicológico e espiritual, além de disponibilizar ajuda para famílias e idosos, como para saídas a supermercados e farmácias. Na coletiva desta terça, o bispo Dom José Gislon, Dalva dos Passos Zanardi, representante da Renovação Carismática Católica, e Elisangela de Jesus, do movimento do Cursilho, apresentaram a campanha promovida pelos Movimentos da Igreja Católica de Caxias do Sul.
Como funciona?
O Disque Ajuda funcionará por meio de dois telefones, diariamente, das 8h às 18h: (54) 98131-2110 ou (54) 99241-3228. A partir do primeiro contato serão acionados os voluntários. Cada ponto de apoio da campanha tem as suas particularidades: o espiritual, por oração, é direcionado a pessoas que estão desanimadas e que querem ouvir uma palavra de ânimo; já o apoio ao idoso é direcionado aos que precisam, nesse momento de pandemia, adquirir algo no mercado ou farmácia, ou se locomover até uma consulta. O Disque Ajuda também vai auxiliar famílias que precisam de alimentos e itens essenciais, por exemplo, e também dará apoio psicológico por meio de escuta profissional.
Como auxiliar?
A sede da campanha é a Casa de Retiros, anexa ao Seminário Aparecida, na Rua Ivo Comanduli, 100, bairro Altos do Seminário, em Caxias. Nas terças e quintas-feiras serão recolhidas as doações. Para se candidatar como voluntário, é preciso preencher um cadastro. Quem quiser saber mais sobre o Disque Ajuda, basta ir na Casa de Retiros no próximo sábado (18), das 9h às 17h.
O projeto tem a união dos movimentos da Renovação Carismática Católica, movimento do Cursilho, Emaús, Focolaris e Chammá. A ação será realizada nas 32 cidades presentes na Diocese.