Os trabalhos de recuperação da adutora responsável pela captação de 70% da água bruta de Bento Gonçalves, proveniente da Barragem de São Miguel, seguem ocorrendo nesta nesta quinta-feira (2). A tubulação rompeu após uma queda de barreira que ocorreu na tarde de quarta-feira (1º), na Estrada Barracão, após as chuvas registradas ainda na terça-feira (30).
Os dois tubos que se desprenderam, avariando aproximadamente 10 metros de canos, têm previsão de serem consertados até este sábado (4). Enquanto isso, o abastecimento da é proveniente da barragem do Barracão, que antes dava conta de apenas 30% do total fornecido pela Corsan em Bento Gonçalves. O gerente da unidade local, Marciano Dal Pizzol, afirma que o reservatório foi ampliado e já vinha sendo preparado para suprir emergências como esta.
— Por enquanto o abastecimento está normal. Estamos com um grupo a mais trabalhando na captação do Barracão, a princípio tem dado conta, não há previsão de falta d’água neste momento — afirmou Dal Pizzol na manhã desta quintna-feira.
De acordo com ele, no local do rompimento da adutora, na estrada que liga Bento Gonçalves a Pinto Bandeira, equipes ainda trabalham no escoramento da barreira para, posteriormente, ser feita a interligação dos tubos. O local é de difícil trabalho porque a tubulação fica em uma encosta, cerca de dois metros acima do nível da estrada.
— É um trabalho um pouco demorado, não sei se a gente consegue concluir hoje (quinta-feira) — complementa o gerente.
A Corsan abastece 100% da área urbana e uma parte da área rural de Bento Gonçalves. São cerca de 26 mil ligações em torno de 56 mil unidades consumidoras.