No final da tarde desta segunda (1º), o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, recebeu a diretoria do frigorífico JBS, que registrou o primeiro surto de covid-19 na cidade.
Leia mais
"O pessoal está com medo", diz funcionário da JBS de Ana Rech, em Caxias do Sul
Cidades da Serra Gaúcha convivem com surtos de coronavírus em frigoríficos
Ministério Público do Trabalho propôs TAC com frigorífico que tem surto da covid-19 em Caxias do Sul
Acompanhe os casos confirmados na Serra
A empresa entregou ao chefe do Executivo um relatório das melhorias executadas na planta que fica no bairro Ana Rech. Segundo a prefeitura, foi uma tentativa do frigorífico de reverter a decisão do município de fechamento temporário da unidade anunciado nesta manhã. À tarde, o Conselho Municipal de Saúde também divulgou documento em que recomenda o fechamento. E o Ministério Público do Trabalho notificou a JBS para que responda se aceitará ou não firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Cassina reiterou a importância de parar a linha de produção.
– Precisamos, neste momento, conter o surto. Não vemos outra decisão. É muito importante firmarmos uma parceria com vocês para que a pausa seja o mais breve possível – disse o prefeito ao representante da empresa, durante o encontro.
Nesta terça-feira, a equipe da Vigilância Epidemiológica irá até a empresa para iniciar o plano de testagem nos funcionários.
Estavam na reunião também o vice-prefeito, Edio Elói Frizzo, a chefe de gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro.
Confira a nota da JBS na íntegra:
A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores.
A empresa vem atuando em conjunto com as autoridades públicas no enfrentamento à Covid-19 e adotou um rigoroso protocolo de prevenção seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia. Adicionalmente, a JBS também conta com a consultoria clínica de especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos infectologistas que orientaram a empresa na definição das ações implantadas em suas unidades. Entre as ações adotadas, estão:
- Afastamento de todos os colaboradores do grupo de risco e também os que tenham indicação médica;
- Monitorando integral de 100% dos colaboradores;
- Medição de temperatura antes do acesso às unidade;
- Ampliação da frota de transporte e demarcação de assentos garantindo distanciamento seguro entre os passageiros;
- Uso obrigatório de máscaras e dos demais equipamentos de proteção individual;
- Farta distribuição de álcool em gel e sanitizantes para higienização das mãos;
- Desinfecção geral, periódica e sistemática da unidade várias vezes ao dia;
- Sinalização e demarcação de lugares nos refeitórios, acessos e locais de descanso para coibir aglomerações e garantir o distanciamento seguro;
- Comunicação ostensiva sobre a medidas obrigatórias de higiene, cuidados, proteção e prevenção, entre outras ações.
A empresa esclarece que, de acordo com esse protocolo, tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em sua unidade de Ana Rech (RS), cumpriu com todas as medidas previstas, afastando os colaboradores conforme indicação médica e monitorando 100% da equipe da planta. Também foi realizada a desinfecção adicional e geral da unidade.