A prefeitura de Caxias do Sul, confirmou, na manhã desta sexta-feira (26), mais uma morte por coronavírus na cidade. A vítima é um idoso de 83 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed desde terça-feira da semana passada, dia 16. Ele morreu nesta quinta-feira (25). Segundo informações repassadas pela prefeitura, o paciente também tinha Parkinson e tratava de uma pneumonia.
Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 906 infectados pelo coronavírus
Nordeste Gaúcho tem mais de 5 mil infectados pelo coronavírus
Conforme a prefeitura, o idoso era morador de uma casa de repouso, onde foi confirmado 11 pessoas contaminadas pelo coronavírus. Esta seria a primeira Instituição de Longa Permanência de Idoso (ILPI) da cidade que registra surto e morte da doença. Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem monitorando a instituição após o primeiro caso de covid-19 confirmado em testagem em massa realizada em casas asilares. Desde então, alguns idosos estão hospitalizados e outros seguem em isolamento dentro do próprio asilo. Já os profissionais cumprem quarentena em casa.
Com a morte, o município chega a 14 vítimas fatais pela doença, sendo oito do sexo masculino, de 55, 58, 69, 74, 79, 64, 54 e 83 anos, e seis femininos de 63 (2), 84, 87, 96 e 97 anos.
Até a publicação desta reportagem, a morte do homem de 83 anos não estava contabilizada nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e, por isso, não constava na estatística estadual. A atualização da SES é realizada diariamente, mas pode ter algumas horas de atraso para a entrada de novas informações, o que causa uma diferença momentânea dos dados.
De acordo com a última atualização feita pela prefeitura de Caxias nesta quinta, são 906 contaminados pelo coronavírus, sendo que 397 estão ativos e 496 são considerados recuperados. Nestes números constam apenas 241 colaboradores da JBS de Ana Rech, onde teve o primeiro surto da cidade. Ainda restam outros 196 que não foram contabilizados pelo município e não constam na estatística estadual. A região Nordeste do Rio Grande do Sul, com os 65 municípios da área de abrangência do Pioneiro, atingiu nesta quinta, a marca de 5.111 exames positivos para o coronavírus, sendo que 77% são considerados recuperados e 80 mortes foram registradas.