CORREÇÃO: ao contrário do que foi informado anteriormente, crianças de seis a 12 anos pagam ingresso integral. A informação equivocada foi repassada pelo marketing da empresa e permaneceu publicada das 19h51min de 13/06/2020 até as 12h421min de 15/06/2020.
Um dos passeios mais procurados da Serra gaúcha, a Maria Fumaça - Trem do Vinho - voltou aos trilhos nesta sábado (13) depois de 87 dias de suspensão em função da pandemia de coronavírus. Porém, trata-se de um retorno com prazo estipulado, já que a mudança da região da Serra para bandeira vermelha no processo de Distanciamento Controlado impede pelo decreto estadual que a atração continue funcionando a partir da próxima semana.
Neste sábado, a Maria Fumaça encantou centenas de visitantes no trajeto entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Pela manhã, o primeiro passeio começou pontualmente às 9h. O trem deixou a Estação Férrea em Bento Gonçalves com 174 passageiros. Na segunda saída, às 11h, 160 visitantes curtiram a viagem entre as três cidades serranas. Antes da epidemia, seriam transportados em média 350 pessoas.
Leia mais
Retomada definitiva da Maria Fumaça está marcada para este sábado
Marcado inicialmente para este sábado, retorno da Maria Fumaça de Bento é suspenso
Maria Fumaça retoma passeios neste fim de semana
Passeio turístico de Maria Fumaça é cancelado para conter o coronavírus
Passeio turístico de Maria Fumaça terá mudanças em virtude do coronavírus
No período em que ficou suspenso, cerca de 100 passeios deixaram de acontecer. Isso representa cerca de 62 mil passageiros. A retomada foi possível depois de uma resolução do Governo Federal que liberou no último dia 10 os serviços de transporte ferroviário de passageiros, com finalidade turística, histórico-cultural e comemorativa. Uma série de medidas sanitárias de prevenção a disseminação do vírus foram implantadas.
Na Estação Férrea em Bento Gonçalves, por volta das 13h30min, o cenário era bem diferente do registrado antes da pandemia. Na época, centenas de pessoas circulariam à espera do embarque. Agora, com as medidas de segurança, todos usavam máscaras para acessar a plataforma. Logo na entrada, funcionários mediam a temperatura dos turistas. Na bilheteria, um tapete era utilizado para higienizar os pés, com uma substância usada para eliminar o vírus. O atendimento é restrito: quatro pessoas por vez para retirar os ingressos. No chão, em amarelo, há um x, para marcar a distância necessária entre cada visitante. Os bancos também estão com fitas amarelas que indicam que não é permitido sentar.
Por volta das 13h45min, o movimento começou a se intensificar, mas a maioria dos visitantes se esforçava para manter as medidas de segurança. No alto falante, o lembrete: o uso de máscaras é obrigatório, por favor respeitem as marcações amarelas e fiquem a uma distância segura um dos outros e higienizem as mãos. Cerca de 170 pessoas embarcaram no passeio das 14h. No último do sábado, às 16h, o contingente foi praticamente o mesmo.
ATO SIMBÓLICO COMEMORA RETORNO
A diretora da Giordani Turismo, Susana Giordani, esteve na Estação, em Bento Gonçalves. Ela entregou ao maquinista o cap que ele usaria no trajeto para que conduzisse os visitantes em segurança. O ato simbólico também marcou o retorno dos passeios e comemorou o aniversário da viagem inaugural da Maria Fumaça em 5 de junho de 1993.
- Nossos corações estão aquecidos em poder recebê-los aqui para a retomada dos passeios de Maria Fumaça. Foram 87 dias de parada e agora o Trem do Vinho retorna para proporcionar experiências memoráveis -emocionou-se ela.
Giordani comparou o cap ao cuidado necessário consigo e com os outros:
- O cap pode também representar as máscaras, os cuidados e todos os protocolos de segurança necessários para superarmos esse momento. Se agirmos com empatia protegendo-nos uns aos outros nossa viagem será maravilhosa.
Ao final do ato, ela borrifou álcool gel no cap e entregou ao maquinista. Em seguida, o apito avisava que o relógio marcava 14h e estava na hora de embarcar na locomotiva. Antes do embarque, as recepcionistas de cada vagão borrifavam álcool gel nas mãos dos visitantes.
O PASSEIO
No interior do trem, os passageiros sentam em bancos alternados para manter uma distância segura. Além dos recipientes com álcool gel nos corredores e banheiros, os tapetes dentro dos vagões são higienizados antes e depois de cada viagem. Os funcionários estão de luvas e máscaras para proteger o rosto e com protetores faciais sobre as peças.
O percurso tem 20 quilômetros e dura cerca de 1h30min. Entre Bento Gonçalves e Garibaldi, é servida degustação de vinho e suco de uva. É neste momento que a alegria começa com a Tarantella, e em seguida com um grupo de música tradicionalista gaúcha que passa pelos vagões para animar o público. A animação não para por aí e fica por conta de Artistas no Palco encenando uma peça de teatro.
A primeira parada foi em Garibaldi. Na Estação Férrea da cidade, os turistas degustaram bebidas produzidas na Capital do Espumante ao som de músicas ítalo-gaúchas. No chão, também ha marcações em amarelo e preto, com um X, para que os visitantes mantenham o distanciamento.
Logo depois das 15h15min, o trem seguiu para Carlos Barbosa. Na cidade, as medidas não foram cumpridas à risca. Os visitantes que aguardavam para embarcar no trem e fazer o caminho contrário estavam atrás de uma corrente para manter distância dos que desembarcaram. Contudo, estavam muito próximos. O mesmo aconteceu no desembarque dos que chegaram em Carlos Barbosa: todos andavam muito próximos, mesmo com as orientações e os constantes pedidos dos funcionários para que mantivessem a distância. Na fila para embarcar no ônibus e voltar para Bento Gonçalves, a situação era a mesma, o distanciamento não era respeitado. Em muitos casos, os grupos estavam juntos, o que também aumentava a sensação de que estavam aglomerados.
TURISTAS APROVAM MEDIDAS
O administrador Alex Coelho, 38 anos e Yasmin Souza, 30, que trabalha com serviços gerais estavam hospedados em Taquara. Eles são de Pelotas e se deslocaram a Bento Gonçalves porque souberam que os passeios seriam retomados:
- É a primeira vez que vamos passear na Maria Fumaça. Tenho certeza que vamos nos encantar no caminho. Estamos nos sentido seguros aqui com todas as medidas que a empresa implantou. Eles medem a temperatura, tem os tapetes para limpar os sapatos, álcool gel à disposição, e todos de máscara. São ações necessárias pela segurança de todos - afirma Coelho.
A agente de viagem, Edineia Pacheco, 56, estava na Serra gaúcha a passeio. Esta é a terceira vez que fez o passeio de Maria Fumaça. Natural de Belém (PA), ela tem motivos para comemorar:
- Eu tive covid-19 em abril, bem no começo do mês. Tive que ficar em isolamento em casa, e mesmo que não tinha tido os sintomas mais pesados sentia muito cansaço, dor no corpo, e falta de ar. A doença não é brincadeira, e ter todos esses cuidados é necessário para que não sejam contaminados - afirma.
No vagão 3 da Maria Fumaça, o empresário Edson Bello, 52 e a esposa Andréia Bello, 49, personal, estavam empolgados. Assim que ouviu o trajeto Andreia comemorou: "eu vou conhecer Garibaldi".
- Somos de Balneário Camboriú (SC) e viemos passar Dia dos Namorados na Serra gaúcha. Estamos adorando, ela está encantada - contou Bello apontando para a esposa.
Andreia completou:
- Estou empolgada e apaixonada pela paisagem da região. Também me sinto segura para passear porque no hotel há medidas de segurança e aqui no passeio também colocaram em prática todas as restrições e medidas de prevenção porque e bom viajar e curtir, mas não podemos esquecer que estamos vivendo em meio a uma pandemia.
O casal Diéssica Hartmann 24 e Cléo Mossi 37, estava com o filho Théo, de dois anos.
- Saímos de Sapiranga para passar o feriado e o Dia dos Namorados em Bento Gonçalves porque sabíamos dos passeio. Foi encantador e todos as medidas são necessárias pelo bem de todos - afirmaram.
SERVIÇO
O passeio estará novamente suspenso, pelo menos, nas próximas duas semanas. A atração custa R$ 119,00 por pessoa. Crianças até cinco anos não pagam. Crianças de seis a 12 pagam inteiro. A venda de ingressos é realizada pelo site www.giordaniturismo.com.br. Informações e reservas pelo WhatsApp nos números 54 99683 9928, 54 99970 7940 ou 54 3455.2788.
Leia também
Serra está na bandeira vermelha: comércio e serviços não podem abrir por duas semanas
Taxa de ocupação de UTIs na região de Caxias está na faixa dos 78%, segundo levantamento da SES
Região com mais casos e 77% das UTIs ocupadas: o que colocou a Serra em bandeira vermelha