Mesmo após a troca da bandeira de laranja para vermelha na Serra, dentro do modelo de distanciamento controlado, o comércio de Farroupilha seguia funcionando até esta sexta-feira (19). A situação deve mudar a partir das 14h, depois de quatro dias de descumprimento ao decreto estadual. A mudança foi anunciada pelo prefeito Pedro Pedrozo (PSB), que garantiu, em nota, que manterá as normas do Governo do Estado. As normas mais rígidas, previstas na bandeira em vigor, proíbem a abertura de estabelecimentos considerados não essenciais. No entanto, até essa manhã, as portas estavam abertas no município.
—Estamos buscando outras alternativas. Em breve tudo isso passará — diz o prefeito na nota encaminhada à imprensa.
Leia mais
Quase uma semana após a determinação de bandeira vermelha, comércio segue aberto em Farroupilha
Apesar das restrições, comércio funciona normalmente nesta segunda-feira em Farroupilha
Como prefeituras da Serra reagiram ao anúncio da bandeira vermelha
Entenda como funciona a definição das bandeiras do Distanciamento Controlado
A reportagem tentou contatar o prefeito, mas não consegui retorno até as 11h45min. A assessoria de imprensa, por sua vez, afirmou que o município não ingressou na Justiça e aguarda decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) sobre a nova classificação da Serra. Pedrozo demonstrou contrariedade com o aumento das restrições, assim como administradores de outras cidades, como Vacaria. Dessa forma, diversos estabelecimentos abriram nesta semana sob o argumento de estarem seguindo orientações da prefeitura.
Em entrevista ainda na segunda, Pedrozo disse que a orientação em vigor era a do Estado e negou que tivesse orientado os lojistas a abrir. Ele afirmou, porém, que iria contestar a decisão. Após a manutenção da bandeira, na terça, a prefeitura divulgou uma nota dizendo que as regras do governo do Estado precisavam ser seguidas. O texto afirmava ainda que a prefeitura estava recorrendo da classificação junto com os outros municípios envolvidos.
Agora a prefeitura garante que a fiscalização será reforçada e, em um primeiro momento, os estabelecimentos serão orientados a fechar as portas. Aqueles que não seguirem o decreto estadual poderão receber multas e demais sanções. Somente serviços essenciais seguirão funcionando, como mercados, farmácias, entre outros, diz a nota.
Em nota, o município de Farroupilha afirma ainda que aguarda o retorno do governador sobre a solicitação de divisão da macrorregião Caxias do Sul em microrregiões, o que encaixaria a cidade na 26ª Região de Saúde — Uva e Vale junto com outros 12 municípios. Em ambos os cenários, a cidade mudaria de bandeira.
Leia também
Hospital de Bento Gonçalves abre 50 vagas para profissionais da área da saúde
Festival de Cinema de Gramado abre na próxima segunda as inscrições para a Mostra Gaúcha de Curtas Polícia Civil lança cartilha para alertar população contra golpes na internet