O último dia antes da mudança de Caxias do Sul trocar a bandeira no modelo de distanciamento controlado do Estado do Rio Grande do Sul foi de pouco movimento no centro da cidade, mas de shopping centers cheios. A troca da região da sinalização de laranja para vermelha, que ocorre a partir desta segunda-feira (15), fará com que grande parte do comércio tenha que fechar novamente suas atividades por pelo menos 15 dias.
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Como habitualmente ocorre nos domingos, o centro da cidade foi de pouca movimentação no comércio. As poucas lojas que abriram tinham escassos clientes. Em sua maioria, eram lojas populares de roupas, que rotineiramente abrem todos os dias. Os outros comércios que também estavam abertos na área central eram de farmácias e supermercados, que sofrerão poucas alterações em suas atividades com a mudança das bandeiras por serem considerados serviços essenciais.
A maior parte das pessoas que circularam pelas ruas centrais praticavam caminhadas, individualmente ou em família, aproveitando a tarde de sol em meio ao tempo frio que se estabeleceu na Serra.
Shopping centers cheios
A realidade que se via no centro da cidade, era completamente diferente do que se apresentava nos shopping centers de Caxias do Sul. No Iguatemi, o estacionamento interno cheio, as constantes filas na entrada da Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto e a falta de espaço para estacionar no lado de fora, nas ruas Guerino Sanvitto e Isadora Sanvitto Andreazza Demore, já indicavam a alta procura das pessoas no último dia de funcionamento do estabelecimento antes da troca de bandeira epidemiológica — e consequente fechamento das atividades por pelo menos 15 dias.
No interior do shopping, a movimentação principal se concentrava na praça de alimentação. Em diversos restaurantes e sorveterias era possível observar a existência de filas. A redução das equipes de trabalho em decorrência da pandemia do coronavírus era o argumento de alguns lojistas para a dificuldade em realizar um atendimento mais ágil.
Nos corredores do shopping também havia princípios de aglomeração e pouco respeito às medidas de distanciamento social. Como de costume, a maior parte do público era feito por famílias completas e casais.
No Bourbon São Pelegrino, as aglomerações não eram tão grandes, mas a movimentação era constante. Com algumas lojas fechadas, a procura principal dos clientes era pelo supermercado dentro do estabelecimento e por uma loja de multivarejo.
Nos dois shopping centers havia aferição da temperatura com termômetros infravermelhos.
O Pratavieira Shopping, no centro da cidade, não abre aos domingos. A empresa aguardará as definições do governo municipal para que haja a confirmação de como irá proceder a partir da mudança da bandeira.