O bairro Centro passou a ser aquele com mais pessoas infectadas pelo coronavírus em Caxias do Sul. Pela atualização desta terça-feira (2), são 16 casos positivos, sendo que sete são ativos, sete recuperados e dois pacientes vieram a óbito. A informação pode ser conferida no Painel Covid, disponibilizado pela prefeitura.
Conforme a plataforma, o segundo bairro mais atingido é Ana Rech com 15 casos, sendo dez ativos e cinco recuperados. Em terceiro lugar, vem o Santa Catarina, que até a semana anterior era o com maior incidência. Atualmente, a localidade registra 14 infectados da covid-19, sendo três ativos, 10 recuperados e uma morte.
Até aqui, são 55 bairros com notificações. Além dos três citados, só o Madureira ultrapassou a marca de 10 casos.
Segundo a Diretora da Vigilância Municipal em Saúde, Andréa Dal Bó, a explicação para essa concentração de casos no Centro se deve por ser um dos bairros mais populosos da cidade, que consequentemente tem maior circulação de pessoas. Já em Ana Rech, o índice é caracterizado pelo surto da doença no frigorífico da JBS. Em relação ao Santa Catarina, ela destaca que muitos moradores viajaram e voltaram para Caxias com o vírus.
Andréa ressalta que as ações da prefeitura de prevenção ao coronavírus não são realizadas por localidades, mas sim por situação, quando os casos estão ligados a algum estabelecimento da região, a exemplo de Ana Rech.
– A gente não faz por bairro, a menos que se perceba que tem uma relação com alguma empresa ou comércio da região, que tenha sido o ponto de difusão, aí nós fazemos uma ação localizada para aquela situação – explica.
Desde março, a prefeitura realiza ações de desinfecção em pontos mais frequentados do Centro, como forma de frear a contaminação. No último domingo (31), em Ana Rech, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Marcopolo promoveram uma ação conjunta, na qual um caminhão de desinfecção circulou pelas ruas ao redor do frigorífico. Além disso, foram distribuídos panfletos informativos aos moradores.
A prefeitura reitera que a orientação para as pessoas desses bairros segue sendo a mesma de toda a cidade: sair somente quando necessário, usar máscara, manter o distanciamento e sempre higienizar as mãos.