As pessoas que entraram em contato com funcionários do frigorífico localizado em Ana Rech, em Caxias do Sul, serão monitoradas pela Secretaria Municipal da Saúde, segundo afirma o titular da pasta Jorge Hahn Castro. O secretário concedeu entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da rádio Gaúcha, na manhã deste sábado (30), após a confirmação do primeiro surto em Caxias.
Doze pessoas estão infectadas pela covid-19, segundo confirmação da prefeitura nesta sexta-feira (29). Uma reunião ocorre entre a secretaria e a direção da empresa na segunda-feira (1º).
— Vamos reforçar o cumprimento do plano de contingência que a empresa já possui e iremos fiscalizar esse plano — disse Castro sem repassar mais detalhes
Segundo ele, o frigorífico, assim como todas as fábricas da cidade, são obrigados a avaliar diariamente a situação dos funcionários e informar sobre síndromes gripais à Secretaria. Há um trabalho de monitoramento em frigoríficos da cidade desde 23 de março, conforme o município.
Castro diz, ainda, não ter dados sobre o número de pessoas que precisaram ser afastadas da empresa. Questionado sobre como proceder com a população que reside na região de Ana Rech, ele orienta as mesmas recomendações de isolamento social, uso de máscaras e higienização feitas a todos os caxienses. Sobre a suspensão das atividades da unidade em Ana Rech, o secretário descarta a possibilidade até o momento.
— Fechamento seria em último caso — acredita
Castro afirmou, ainda, que a maioria dos pacientes com coronavírus atendidos em Caxias é de municípios vizinhos.
— Caxias está dando suporte aos municípios da região. Nossa capacidade de aumentar leitos de UTI é imediata — afirma
Na sexta-feira, a diretora da Vigilância em Saúde, infectologista Andréa Dal Bó, afirmou que nenhum paciente contaminado no frigorífico está hospitalizado e os sintomas são considerados leves.
CONTRAPONTO
Em nota, a JBS, responsável pelo frigorífico de Ana Rech, destacou o afastamento de trabalhadores com indicação médica.
Confira a nota completa:
A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à covid-19 em todas suas unidades.
Tão logo teve a confirmação do primeiro caso de covid-19 em sua planta de Ana Rech (RS), a empresa seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo - afastando todos os casos com indicação médica e monitorando 100% dos demais colaboradores. Entre as medidas previstas também estão a desinfecção geral da unidade.
A companhia vem atuando em conjunto com as autoridades públicas e suas ações seguem as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia. A JBS contratou especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos infectologistas para apoiar na construção das medidas de prevenção e na proteção aos seus colaboradores