Enquanto a pandemia do novo coronavírus segue trazendo restrições para todos os setores, os parques e praças de Caxias do Sul deveriam ficar isolados. No entanto, essa não é a realidade que tem se visto nos espaços públicos da cidade.
De segunda a sexta e, principalmente, no fim de semana, as áreas de lazer estão tomadas de pessoas e famílias que, apesar de todas as medidas de restrição, seguem fazendo aglomerações nestes locais.
— Todo fim de semana eu vou com meu carro e ligo para a Guarda Municipal. Eles vão lá, dão uma conversada, o pessoal sai e em dois segundos voltam — diz o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton, relatando que nem todas as pessoas tomam o mínimo de precaução nestes espaços:
— Principalmente sem máscara. Fim de semana fui ali na Praça do Correio Riograndense, perto do Estádio Centenário, e tinha umas 100 pessoas ali. Chega a Guarda, eles saem correndo e depois voltam.
Como esses espaços são abertos, a Smel não tem muita coisa a fazer além de denunciar. Com a obrigação do uso de máscaras também na rua, pessoas que estiverem sem a peça nas praças e parques podem ser multadas.
Segundo Citton, o trabalho segue forte para que haja a compreensão das pessoas para que os cuidados e o distanciamento sejam respeitados:
— Tem que conscientizar. Não dá para usar a força contra a população. É preciso que as pessoas entendam.
Em alguns espaços, onde é possível fechar, desde o início da pandemia os portões não foram abertos. São os casos do Parque Cinquentenário, do Enxutão e do Estádio Municipal. Mas, em alguns casos, nem isso impede a entrada ilegal.
— No Enxutão, já cortaram umas cinco vezes a tela para entrar com criança e ficar tomando chimarrão — afirma o secretário.
Após o novo decreto da Prefeitura de Caxias do Sul, que segue as determinações do Governo do Estado, não há previsão para abertura dos locais que estão fechados.