A rede municipal de educação de Bento Gonçalves volta às aulas nesta segunda-feira (18), mas não de forma presencial. Para quem tem acesso à internet, as atividades estão disponíveis em uma plataforma online. Para os demais, as escolas estão abertas das 8h às 14h para a entrega das orientações aos pais.
Uma pesquisa da Secretaria Municipal da Educação mostrou que 23% dos 11,1 mil estudantes da rede municipal não têm acesso à internet, o que gerou a demanda de organização para que essas famílias retirassem o material de maneira presencial. Outro desafio foi o próprio treinamento dos professores para o uso da plataforma Educar Web. O trabalho começou com as equipes diretivas e coordenadores pedagógicos em 4 de maio e, na semana seguinte, os profissionais das salas de aula passaram pela capacitação para disponibilizar os conteúdos online.
Os professores também ficam disponíveis para retirada de dúvidas por meio do WhatsApp durante o período em que estariam em aula com determinada turma. Conforme a secretária da Educação, Iraci Luchese Vasques, foram organizados grupos para a troca das mensagens. Ela explica que cada trabalho irá contar como duas horas-aula e que, neste momento, ainda não há definição sobre avaliações:
— O objetivo é manter alunos conectados com a escola, com seu professor, sentirem a presença da escola mesmo estando em casa. Principalmente os pequenos precisam disso para que não levem um susto (quando tiverem de voltar às aulas presenciais) — comenta.
São 44 escolas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Médio de volta às atividades nesta segunda-feira. O retorno presencial, conforme a secretária, depende da liberação do governo estadual. Enquanto isso, são preparados calendários e avaliadas possibilidades que permitam a retomada sem colocar em risco a saúde dos estudantes e profissionais das escolas.
Segundo Iraci, a previsão é dividir turmas para evitar aglomerações, com a explicação do professor de forma presencial. Mesmo assim, as atividade remotas devem permanecer para a realização de trabalhos.
Em Bento, as aulas estão suspensas desde 19 de março.