Um homem de 63 anos, que está sob ventilação respiratória mecânica, poderá ser beneficiado por um processo pioneiro no Estado. Na manhã desta sexta-feira (22), um doador recuperado da covid-19, de 31 anos, concedeu o plasma do seu sangue em procedimento realizado no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). A partir disso, os dois participam de um tratamento experimental em que os anticorpos do doador poderão ser transferidos ao doente. A técnica ocorre pela primeira vez no Rio Grande do Sul.
Conforme a secretaria municipal de Saúde, foram coletados 600ml de plasma em um procedimento que durou cerca de 50 minutos. O modelo vem proporcionando esperança pelo mundo em relação ao combate à pandemia. Porém, existe a necessidade de compatibilidade do plasma doado com as condições do receptor. Esse fator poderá ser conhecido na próxima segunda-feira (25). Esta é uma expectativa da equipe, segundo a médica intensivista do Hospital Virvi Ramos, Eveline Correa Gremelmaier.
O doador de Caxias do Sul é um homem de 31 anos que efetuou a doação por meio de um maquinário capaz de fazer a seleção do plasma, instalada há cerca de dois anos no Hemocs. Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente é considerado recuperado desde 30 de março. Caso os exames apontem compatibilidade, o homem internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Virvi passará por transfusão imediatamente.
— Tentaremos conferir ao receptor uma imunidade que chamamos de passiva. Estaremos dando anticorpos, células de defesa de alguém que já se curou para alguém que ainda está gravemente acometido. Se o paciente vai se curar, não sabemos, a expectativa é que sim. Se pelo menos ele conseguir uma quantidade de imunidade que permita que ele saia da ventilação (respiratória) já será um bom resultado — diz Eveline.
A família do receptor autorizou o processo e a realização de pesquisa científica sobre o assunto. O hospital adotou um protocolo já aprovado pela Anvisa para uso de plasma convalescente no tratamento de pacientes internados em estado grave afetados pelo coronavírus.
O Hemocs começou a receber doadores de plasma nesta semana. A orientação é para que o curado interessado em participar agende atendimento pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou pelo Whatsapp (54) 984188487. A seleção dos doadores de plasma passará por uma avaliação rigorosa. Inicialmente, as pessoas recebidas serão homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que tiveram a doença confirmada por meio do teste PCR e estão há mais de 28 dias recuperados. Os voluntários precisam estar sem sintomas e não apresentarem outras doenças infecciosas.