O auxílio promovido pelo Banco de Alimentos a creches, escolas, entidades assistenciais e associações de bairros de Caxias do Sul precisa de apoio da população. A entidade atua em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS) e atende a um grupo de cerca de 14 mil pessoas, que está inscrita no Cadastro Único. Além disso, o Banco de Alimentos atende a 99 instituições cadastradas e associações de recicladores.
A diretora de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal da Agricultura, Cristina Gregoletto, destacou em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da rádio Gaúcha Serra, nesta quarta-feira (20) que faltam itens como açúcar, arroz e biscoito para preencher as cestas básicas que serão entregues nesta semana.
— Vemos que as famílias estão em situações bem complicadas. Nesta semana, doamos carnes na cozinha comunitária do Mariani (bairro) e uma senhora chorou. Não conseguimos acreditar que ainda exista tanta diferença social. Muitos não têm mais emprego ou tiveram redução considerável na renda — conta
Conforme a diretora, há casos de famílias que vivem com cerca de R$ 300, valor adquirido com a partilha das associações de recicladores.
Nos últimos dias, iniciativas de artistas locais e campanhas de empresários ajudaram a fortalecer o estoque. Para ajudar, é possível depositar um alimento em supermercados parceiros da campanha Caxias do Amor ou entrar em contato diretamente com o Banco de Alimentos pelo telefone 3211-5943 ou, ainda, pelo e-mail bancodealimentos@caxias.rs.gov.br.