Adriana Acker, de 48 anos, é a primeira paciente com covid-19 da Unimed que recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospitalar, em Caxias do Sul. Após 17 dias de tratamento na unidade, ela foi levada para um leito de internação nesta segunda-feira (20). No trajeto para o novo local, recebeu uma salva de palmas de dezenas de funcionários e médicos da Unimed (veja vídeo abaixo). Adriana é funcionária da Unimed e trabalha como gerente-geral hospitalar há um ano.
Leia Mais
Academias de Caxias do Sul poderão voltar a funcionar na quarta-feira
Rio Grande do Sul contabiliza 27 mortes decorrentes da pandemia de coronavírus
Mesmo na nova ala do hospital, Adriana permanecerá em isolamento.
— Ela já está muito melhor, agora consegue falar. Ela teve uma recuperação bem melhor do que a gente esperava. Ficamos muito felizes. Acho que foi reflexo de toda a assistência que ela teve. Toda a equipe, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal da psicologia, todos ajudaram muito — disse o filho único de Adriana, Thales Acker, 25.
Desde que Adriana foi diagnosticada com coronavírus, a família tomou todos os cuidados. Alguns familiares moram na região de Novo Hamburgo, inclusive o filho, e só mantiveram contato com ela por videochamada. Durante o período em que esteve em tratamento, 15 dias, a paciente precisou de auxílio de respirador.
— Foi um baque. Ela teve uma piora grande em 24 horas: muita tosse e todos os sintomas gripais, mas que pioraram com falta de ar — conta Thales.
Confira o vídeo:
Nesta segunda, Caxias do Sul atingiu o número de 44 pessoas infectadas pelo coronavírus. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, o novo paciente é um homem de 62 anos. O informe também ressalta que o número de curados aumentou e chegou a 25.