A recomendação, em tempos de pandemia, é que todos que precisarem sair de casa utilizem máscara para proteção do próximo, só assim ela será eficaz. Por isso, os profissionais de saúde reforçam que a sociedade utilize-as.
— Eu coloco isso como uma questão de respeito, fazendo parte das etiquetas respiratórias. Porque chega a ser indelicado chegar em um ambiente sem a máscara doméstica, porque quem está usando está te protegendo. Então, se você não está usando, está desrespeitando o próximo — explica a infectologista Giorgia Torresini.
Leia mais:
Saiba os cuidados com a limpeza e descarte de máscaras durante o período de pandemia
Saiba como fazer uma máscara de pano sem máquina de costura
Entre os tipos de máscara, há as caseiras que, como reforça a infectologista Giorgia Torresini, são úteis para proteção do próximo:
— As máscaras caseiras só tem uma finalidade, que é a proteção ao próximo. Tanto que ela é funcionante só quando todos estão usando. Por exemplo, ela é funcionante se a pessoa com a qual estou conversando também estiver usando.
A máscara de tecido pode ser fabricada em casa, mas, assim como os outros modelos, não deve ser compartilhada com ninguém. Ou seja, o uso é individual. De acordo com o Ministério da Saúde, os modelos podem ser feitos com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que higienizadas corretamente. Para amarrá-las, podem ser utilizados elásticos ou tiras. Ainda, conforme a Anvisa, tecidos como poliéster puro e outros sintéticos devem ser evitados, por causar irritação a pele. Sendo assim, a recomendação é para tecidos com algodão na sua composição.
— O ideal, independente de ser feita de TNT ou algodão, é que seja uma trama bem fechada para evitar que gotículas geradas pela fala ultrapassem a barreira — explica a infectologista Giorgia Torresini.
No material disponibilizado pelo Ministério da Saúde, no início deste mês, uma das recomendações a respeito das máscaras é que cobrissem totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. Ainda, ressaltava que a higienização delas precisava ser feita sempre que ficasse úmida, lavando-as com sabão ou água sanitária e deixando de molho por cerca de 30 minutos.
— A gente que a máscara seja dupla. No caso do TNT, alguns não são laváveis, então, de preferência, o TNT é descartável. Já o tecido sim pode lavar e reutilizar. E a lavagem dessas máscaras é em água e sabão, não tem nenhum produto especial que precisa ser utilizado —defende a infectologista.
Recomendações do Ministério da Saúde:
:: é individual, não pode ser dividida com ninguém da família;
:: pode ser usada até ficar úmida ou por, no máximo, três horas. Depois, é preciso trocar. Por isso, é indicado que cada pessoa deva ter pelo menos duas máscaras de pano;
:: deve ter duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
:: elásticos ou tiras são necessários, para amarrá-las acima das orelhas e abaixo da nuca;
:: use a máscara sempre que sair de casa, portando uma reserva caso a que está utilizando precise ser trocando.
Recomendações da Anvisa:
:: evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;
:: garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la;
:: guardar em um recipiente fechado;
:: não utilizar a máscara por longo tempo (máximo de 3 horas).
Higienização das máscaras:
:: remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da frente;
:: ao chegar em casa, lave a máscara com água sanitária e água potável. Deixe de molho por 30 minutos;
:: depois, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão;
:: a máscara deve estar seca para reutilização;