O primeiro trimestre de 2020 terminou com 956 registros de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em Caxias do Sul. O número representa 45,3% do total registrado nos 49 municípios de abrangência do Centro Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), que teve um total de 2.110. Até esta terça-feira (28), Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 11 pessoas já perderam a vida durante a atividade profissional na região, sendo cinco em Caxias.
Conforme o Cerest/Serra, somente no ano passado, Caxias teve 4.554 casos e a região de abrangência teve 13.275. Embora chamem a atenção, os números ainda não representam a totalidade dos casos, já existe uma subnotificação.
— Existe um estudo que aponta que para cada acidente notificado outros 40 não foram notificados. Existem muitas variáveis que interferem nos números. Não é porque caíram as notificações que os acidentes necessariamente aumentaram ou diminuíram. A partir da segunda metade de março, por exemplo, caiu muito, mas a indústria, que é a maior fonte geradora de notificação, estava fechada — avalia Juliana Argenta Calloni, gerente do Cerest/Serra.
As notificações chegam ao Cerest principalmente por meio das unidades de saúde, quando o trabalhador busca atendimento. Para tornar os números mais precisos, o Cerest tem procurado capacitar as equipes na identificação de casos relacionados ao trabalho. É fundamental, por exemplo, que o atendente pergunte o que o paciente fazia quando se feriu. Além disso, muitos problemas de saúde são resultado da exposição prolongada a uma determinada situação e é preciso buscar essa relação.
— O que mais impacta nos números são as capacitações das fontes notificadoras — avalia Juliana.
De acordo com o Ministério da Saúde, se enquadram como acidente de trabalho situações não naturais, incluindo violência, que ocorrem no ambiente de trabalho, quando o trabalhador desempenha sua função, está a serviço do empregador entre a residência e o trabalho. Os danos podem ser lesão corporal ou perturbação funcional, que podem causar perda ou redução da capacidade de trabalho ou morte.