Os pais que estavam se mobilizando, nas últimas semanas, para que a saúde seja priorizada neste momento de pandemia, entregaram, na segunda-feira (27), o abaixo-assinado "Não volta às aulas durante o covid-19", com mais de 6,5 mil assinaturas, ao prefeito Flávio Cassina (PTB), de Caxias do Sul. O documento engaja pais da rede municipal e estadual de ensino do município e, até o início da tarde desta terça-feira (28), já contava com mais de 7,5 mil assinaturas em nove dias.
— Ele se demonstrou preocupado com a situação e disse que a Smed (Secretaria Municial de Educação) está empenhada em buscar soluções. Disse também que existem diversas demandas, tais como pais preocupados com o não retorno das aulas para preservar a vida de seus filhos, pais preocupados com o retorno para terem um lugar para deixar seus filhos, escolas particulares pressionando para o retorno — explica o pai Jonatan Costa, que foi um dos representantes da mobilização que conversou com o prefeito de Caxias. A mãe Eliane Ribas Semeler também esteve presente no momento.
A principal solicitação dos responsáveis é de que seus filhos não fiquem em salas aglomeradas e fechadas. Além disso, desejam ter autonomia para decidir o que é melhor para seus filhos. O que, neste momento, eles compreendem ser a permanência em casa, com segurança. Os pais também ressaltam que os professores não devem ser colocados em risco neste momento.
— Salientamos pra o prefeito, que, na cidade de Caxias do Sul, existem muitas crianças e docentes no grupo de risco, pois é uma característica da região devido ao clima, e que seria bom a prefeitura e os órgãos competentes levantar esses números para tomar uma decisão política responsável. Afinal estamos lidando com vidas humanas, e nem sequer temos leitos do SUS disponíveis para atender a demanda que poderá surgir devido a uma decisão dessa magnitude, a de liberação das aulas — expõe Costa.
Até a última segunda-feira, conforme a Prefeitura de Caxias, 97% dos leitos de UTI da rede pública estavam ocupados no município. Sendo nove no Hospital Geral, 20 no Hospital Pompéia e quatro no Hospital Virvi Ramos. Destas internações, três são casos confirmados de covid-19. O município tem 48 infectados pelo coronavírus, sendo 32 já curados.
Leia também:
Voluntários de Bento Gonçalves tomam iniciativa para fabricação de respirador mecânico
VÍDEO: alunos do IFRS de Veranópolis criam campanha para incentivar uso de máscaras