Caxias do Sul ganhou dois espaços importantes para o atendimento de pacientes durante a pandemia do coronavírus. Duas estruturas temporárias, localizadas na frente das Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e da Zona Norte, começaram a funcionar nesta quinta-feira (2).
Leia mais
Cidades da Serra avaliam convocar servidores da saúde com mais de 60 anos que estavam em home office
Na UPA Central, a estrutura é composta por cinco consultórios adultos e dois pediátricos, além de salas de cadastro, triagem e espera. Na Zona Norte, são três consultórios, salas de cadastro, triagem, espera e de observação.
As pessoas que chegarem com sintomas de problemas respiratórios serão encaminhadas para o espaço, onde será feita a higienização e a colocação de máscara no paciente. Os funcionários responsáveis pelo setor iniciarão a triagem para fazer o encaminhamento correto de cada situação.Em nota da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, elogiou as instalações:
— Mesmo sendo uma estrutura temporária, está de alto padrão. Os profissionais estão qualificados e bem equipados para o momento que iremos enfrentar. A saúde de muitas pessoas passará por aqui.
As duas UPAs estão equipadas com áreas de isolamento. No entanto, o espaço adicional tem como propósito evitar a aglomeração de pessoas.